Ato comemora 25 anos dos Agentes de Pastoral Negros


28/03/2008 21:30

Compartilhar:

Ato solene em homenagem aos 25 anos da entidade Agentes de Pastoral Negros (APN)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/PASTORAL PUBL 047 ORI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simão Pedro, José Candido e Luiz Eduardo Greenhalgh <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/PASTORAL SIMAO J0SE CANDIDO GREENHALGH 048 ORI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Simão Pedro (PT), foi realizado nesta sexta-feira, 28/3, ato solene em homenagem aos 25 anos da entidade Agentes de Pastoral Negros (APN). Criada em 1983, a partir das Comunidades Eclesiais de Base, em Belo Horizonte, a entidade tem por objetivo combater o racismo e resgatar a importância da cultura negra na história do Brasil. O grupo possui representação em 14 Estados brasileiros.

Segundo Simão Pedro, desde sua criação, a organização tem atuado fortemente contra o preconceito racial. "A entidade se consolidou em São Paulo com o incentivo de Dom Paulo Evaristo Arns." O deputado ainda comentou sobre a situação dos quilombolas no Estado de São Paulo.

O Quilombo Central, localizado na cidade de São Paulo, é a sede nacional da entidade, que administra, organiza, orienta e anima as diversas ações dos Agentes de Pastoral Negros em todo o Brasil, como, por exemplo, denunciar qualquer forma de racismo e preconceito e propor políticas públicas de ação afirmativa.

Também estavam presentes o deputado José Candido (PT), o deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP), o ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh " que atua na advocacia de direitos humanos -, o coordenador dos APN, Nuno Coelho, e o presidente nacional dos APN, João Pio.

alesp