Reunião comemora 53 anos da mulher na Polícia Militar


12/05/2008 19:44

Compartilhar:

Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública realizou reunião para comemorar os 53 anos da Polícia Militar Feminina no Estado de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/FRENTE SEG PUBL 278EROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vitoria Lima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/FRENTE SEG PUBL vitoria lima ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Olímpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/FRENTE SEG PUBLdep olimpio (12 of 14)ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Também foram debatidas as principais reivindicações das policiais militares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/FRENTE SEG PUBL dep olimpio.fatima dutra.vitoria.dep zico (1)ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública realizou nesta segunda-feira, 12/5, reunião para comemorar os 53 anos da Polícia Militar Feminina no Estado de São Paulo e debater as principais reivindicações das policiais militares. Presidida pelo deputado Olímpio Gomes (PV), a sessão contou com a presença de diversas policiais militares da ativa e da reserva.

De acordo com o deputado Olímpio Gomes, a Assembléia Legislativa tem a obrigação de buscar o aperfeiçoamento da legislação no tocante à categoria policial militar feminina. A lei apresenta distorções frutos do preconceito contra a mulher, como a restrição à policial feminina de integrar postos de liderança, tal qual o comando geral da corporação ou a chefia da Casa Militar. "Distinções de gênero não cabem no mundo moderno", opinou o parlamentar.

No dia 12 de maio de 1955 foi criado o primeiro contingente policial feminino no Estado de São Paulo, pelo então governador Jânio Quadros. A informação fez parte da contextualização histórica apresentada pela coronel Fátima Ramos Dutra. Foi a época em que houve a ascensão das mulheres ao trabalho, ao mesmo tempo em que a guerra fria se travava e a ciência iniciava sua escalada vertiginosa.

Esses 53 anos representaram a resistência das mulheres ao preconceito, segundo a coronel Vitória Brasília de Souza Lima. Para ela, a categoria não vê solucionadas reivindicações básicas, como assistência médica especializada nas questões de gênero e a garantia plena de educação para os filhos, desde a creche. "Há vários projetos que visam a sanar tais problemas, mas não vemos nenhuma solução", enfatizou.

Há 9.095 mulheres na Polícia Militar do Estado de São Paulo, o que representa 10% do efetivo da corporação. Contudo, conforme salientou a tenente-coronel Marli Moreno, este percentual não se mantém nos cargos graduados. "Nossa reivindicação é legítima. Não queremos privilégios, apenas o reconhecimento da competência", ressaltou.

O deputado Olímpio Gomes comprometeu-se a encaminhar as reivindicações às Comissões de Segurança Pública e de Relações do Trabalho e agradeceu a presença do deputado José Zico Prado (PT) o qual, segundo ele, é o parlamentar que possui o maior número de projetos, na Assembléia Legislativa, de interesse da Polícia Militar.

alesp