Marcelo De Amorim transforma em mensagem e verdade os problemas e os dramas sociais

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
08/09/2008 17:26

Compartilhar:

Menina na brita de pedra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/aPERDURACAO II.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo De Amorim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/marcelo de amorim (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As telas de Marcelo De Amorim podem ser consideradas como uma reportagem da realidade social brasileira, ao mesmo tempo de cultura e sentido poético. Sua obra é uma análise de figuras e de ambientes, vistos por um artista que está descobrindo os segredos da anatomia e da paisagem.

Riqueza de luz e de cor, respondem ao seu sentido cromático com acesas contraposições tonais. O vulto de cada figura pertence àquele de idênticos personagens que cada um de nos tem descrito no próprio íntimo, muitas vezes, sem ter a coragem de lhes dar formas concretas.

Frente a esses personagens tudo se torna simples. É quase a revelação de uma forma antiga de um equilíbrio essencial, composto de elementos puros, que somente a nossa absurda alienação nos veta de reconhecer possível. Nesse contexto advém com naturalidade esse dialogo entre ser e ser, entre nos e ele, onde permanece o entendimento e a troca.

Na sua temática, o problema e o drama estão presentes e se tornam mensagem e verdade, como a lógica conseqüência desse equilíbrio escolhido e alcançado, que consegue dar a cada símbolo um valor, um lugar e uma dimensão precisa.

Na obra "Menina na brita de pedra", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Marcelo De Amorim demonstra que entrar em contato com a figura significa procurar descobrir sentimentos humanos, ansiedades, situações psicológicas particulares, cada vez mais diversas.



O artista



Marcelo De Amorim nasceu em São Paulo, em 1970. Cursou a Escola Panamericana de Artes onde recebeu Menção Honrosa por sua participação com a obra "Planeta terra".

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: Academia Brasileira de Artes, SP (1993, 1994, 1996, 1997 e 1999); Mostra de Arte de Araraquara, SP (2001); Fundação Calouste Gulbenkian, Áustria/Viena (2004); XIX Mostra de Arte da Granja Viana, SP; 10º Salão de Artes de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, SC; 12º Salão da Bahia, Museu de Arte Moderna, Bahia (2005); XVI Sabbart, Salão Brasileiro de Belas Artes, Ribeirão Preto, SP (2007); Mostra Conjunto Nacional, SP (2006 e 2007).

Recentemente lançou um manifesto e uma série de pinturas sob o título "perduração" referente ao trabalho escravo de crianças no Brasil.

Foi classificado para a exposição realizada no Porão das Artes, no Edifício da Fundação Bienal de São Paulo, SP (2007). Suas obras encontram-se em coleções particulares na Áustria, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp