Parlamento Jovem - Preço relativo ajuda consumidor a escolher


07/11/2008 18:00

Compartilhar:

Luiz Henrique Benetti Ramos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/entrv Luiz H. Ramos (2)MMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O parlamentar jovem de Rio Claro, Luis Henrique Benetti Ramos, propôs que os produtos expostos em pontos comerciais apresentem etiquetas com o preço relativo " valor por unidade de medida padrão " a fim de facilitar a escolha do consumidor. Assim, um produto que seja oferecido em duas embalagens, por exemplo, podem ter seus preços comparados porque o preço relativo sempre será calculado usando como base a mesma unidade de massa (o quilograma).

Luis Henrique, que é estudante do 9º. ano do Colégio Puríssimo Coração de Maria, justificou seu projeto dizendo que "as informações contidas nas embalagens não são suficientes para informar adequadamente os consumidores, principalmente por causa da grande variedade de embalagens de um mesmo produto". O estudante sugere que as etiquetas que contêm o preço unitário deveriam exibir também o preço relativo, que pode ser calculado facilmente pelos sistemas informatizados comuns na maioria dos supermercados.

O jovem parlamentar ainda não sabe qual carreira irá seguir, mas gostou bastante da experiência de produzir um projeto de lei voltado para a defesa do consumidor, que pode um dia ser adotado por algum deputado e se transformar em lei, como já ocorreu anteriormente em outras edições do Parlamento Jovem. E acha que a convivência com os outros parlamentares jovens, o exercício do debate, o respeito às opiniões contrárias e, principalmente, a possibilidade de melhorar a vida das pessoas, podem influenciá-lo na escolha da futura profissão.

alesp