Audiência debate o impacto das importações na indústria de instrumentos musicais


20/05/2010 19:38

Compartilhar:

Anselmo Rampazzo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/AUDPUBLINSTRAnselmoRampazzo3ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Marcos Vinicius <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/AUDPUBLINSTRMarcosVinicius1ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Impacto das importações na indústria de instrumentos musicais em debate <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/AUDPUBLINSTRmesa5ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Anselmo Rampazzo, presidente da Anfima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/AUDPUBLINSTRAnselmoRrampazzo9ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O auditório Teotônio Vilela contou com a presença de um público interessado na temática musical, além de representantes e donos de empresas de fabricação de instrumentos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/AUDPUBLINSTRmesa4ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vanderlei Siraque<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/AUDPUBLINSTRSiraque3ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Takashi Kondo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/AUDPUBLINSTREdsonTakashiKondo2ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na tarde desta quarta-feira, 20/5, foi realizada audiência pública solicitada pelo deputado Vanderlei Siraque (PT) a pedido da Associação Nacional dos Fabricantes de Instrumentos Musicais e Áudio (Anafima). O auditório Teotônio Vilela contou com a presença de um público interessado na temática musical, além de representantes e donos de empresas de fabricação de instrumentos.

O propósito da audiência, segundo o parlamentar, foi debater a atual situação das 57 indústrias do ramo no Estado de São Paulo, bem como as dificuldades da indústria nacional face às importações de instrumentos musicais da China.

Siraque deu inicio aos debates, convidando a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Instrumentos Musicais e Áudio no Estado de São Paulo, Maria Auxiliadora dos Santos; o diretor-adjunto da Secretaria da Fazenda, Edson Tkashi Knoo, o presidente da Anfima, Anselmo Rampazzo, e o advogado da associação de fabricantes, Marcos Vinícius, para compor a mesa dos trabalhos.



Made in China



Nos últimos anos, verificou-se no país o surgimento de uma grande quantidade de empresas importadoras de instrumentos musicais, principalmente da China. A venda desses artigos afetou a indústria nacional, uma vez que o valor dos produtos chineses é muito inferior ao dos similares fabricados no Brasil.

O presidente da Anafima falou sobre o impacto das importações no mercado de trabalho: "Nas décadas de 1960 e de 1970, tínhamos no Brasil mais de 7 mil funcionários na indústria musical. Hoje há apenas 1,2 mil", explicou.

A sindicalista Maria Auxiliadora cobrou do governo melhorias para o setor. "Os donos das empresas estão reduzindo os benefícios dos empregados para tentar reduzir seus preços", afirmou, pedindo também uma política de incentivou à cultura: "A música nas escolas que é muito importante para a formação das crianças".

Edson Takashi, da secretaria da Fazenda, disse que vai fiscalizar mais de perto as denúncias de sonegação fiscal por parte das importadoras. "Vamos combater o mal de origem, acabando com a sonegação", declarou

Vanderei Siraque falou sobre a importância da audiência realizada na Casa como meio de se buscar fomento para a indústria nacional. "Precisamos investir em nossas empresas. A concorrência desleal dos produtos chineses prejudica não só o nosso Estado, mas todo o país, já que quebra empresas e extingue postos de trabalho".

Marcos Martins (PT), que também participou da iniciativa, discursou sobre a sua preocupação com o setor. "Temos de proteger os trabalhadores e gerar mais benefícios para eles; só assim haverá paz e harmonia nas suas vidas e nas de suas famílias", disse.

alesp