Museu de Arte - Washington Arléo

Washington Arléo cria uma linguagem conceitual na estrutura da composição e a inserção de grafias
06/04/2011 14:01

Compartilhar:

Washington Arléo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/ARLEO[1].jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""Meninos do Pelorinho" Clique para ver a imagem ">

Caracterizado de uma importância de tipo antropológico, Washington Arléo confere ao seu trabalho o sentido de uma identificação. Trata-se, no fundo, de uma manifestação de caráter sócio político, quase um manifesto. Na sua poética, o papel do artista é definido por uma dimensão filosófica em relação a uma filosofia do pensamento.

O pintor nos coloca o problema da obra de arte como elemento social e político, portanto polêmico, desenvolvendo esse conceito através da relação entre estrutura da composição e a inserção de grafias avulsas e diversificadas.

Seu discurso é livre, aberto e somente condicionado pelo sentimento. Idealizando espaços e movimentos dentro deles, Washington Arléo utiliza elementos e traços os mais variados de onde nascem vibrações continuamente diversas, que correspondem a uma excitação sensorial quanto psicológica.

Para o artista, o gesto e a ação de pintar mantêm uma expressividade intimista: a cor como transparência de luz e o traço como grafia de sensibilidade, encontram um sentido quase lírico. O seu trabalho se desenvolve sempre num horizonte existencial que encontra sua própria sociabilidade na qualidade da mensagem afetiva registrada sobre a tela.

Em vez de seguir alguma idéia aristotélica sobre as essências do tema, como muitas vezes faz a arte abstrata, sua pintura abraça um vasto campo da vida quotidiana, real ou imaginaria e constitui uma ação humanizante de significado preciso. Fortemente motivado por um sentido de crítica política e de autocrítica do operar artístico, o pintor recupera um espaço narrativo singular.

Na obra "Meninos do Pelorinho", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Washington Arléo se constitui também num operador linguístico conceitual e propõe como papel do artista, a transformação do mundo e que pode emprestar uma continua e significativa combinação a um processo de mutação.



O Artista



Washington Arléo, pseudônimo artístico de Washington Luiz Reis Arléo, nasceu em Ituberá, Bahia em 1954. Formou-se em Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia. Na década de 2000 Há sete anos instalou no Pelourinho, centro histórico de Salvador, o seu Atelier Galeria de Arte, sede de mostra permanente de sua obra.

Dentro de sua trajetória artística realizou com destaque exposição no Museu de Arte Moderna da Bahia em 1980 e mostras individuais em galerias de Salvador, Aracaju, Recife alem de diversas exposições coletivas no território nacional.

Projetou e elaborou a cenografia para o filme "Orquídea Selvagem". com Mickey Rouke e Jackeline Bisset, filmado em Salvador e no Rio de Janeiro. Durante mais de 15 anos dedicou-se intensamente a carreira de cenógrafo.

Atualmente é presidente da Associação dos Artistas Plásticos da Bahia, membro do Conselho do Carnaval da Bahia, do Conselho de Desenvolvimento Urbano de Salvador e diretor da Galeria Solar Ferrão do Ipac da capital baiana.

Possui obras em coleções particulares na Europa e nos Estados Unidos, no acervo do Museu da Cidade de Salvador e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp