Morre pai do ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira Filho


27/03/2003 21:52

Compartilhar:

O corpo do ex-deputado será velado no Hall Monumental da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ALOYSIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Redação

Faleceu na noite desta quinta-feira, aos 88 anos, o ex-deputado estadual Aloysio Nunes Ferreira, pai do ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira Filho. O corpo será velado, a partir das 8h de amanhã, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa, de onde segue para o Cemitério São Paulo.

Aloysio Nunes Ferreira nasceu em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, em 12 de novembro de 1914. Filho do professor Luiz Nunes Ferreira Filho e de Sylvia Dulce Baptista Tavares Nunes Ferreira.

Advogado no Foro de São José do Rio Preto, a partir de 1936. Foi agricultor e pecuarista no município de Jales. Consultor da Associação Comercial, Industrial e Agrícola; presidente do Rotary Clube e da 22.ª subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, de São José do Rio Preto. Em 1954, foi diretor da Associação Rural de São José do Rio Preto.

Carreira política

Sua carreira política teve início em 1950 quando foi eleito Vereador à Câmara Municipal de São José do Rio Preto.

Em 3 de outubro de 1954, foi eleito deputado estadual pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN), com 6.345 - 6º lugar de sua bancada, que apoiou a candidatura vitoriosa de Jânio de Quadros ao Governo do Estado. Em 12 de março de 1956, foi eleito 2.º Vice-presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Reeleito deputado estadual em 3 de outubro de 1958, pelo Partido Democrata Cristão (PDC), em 5º lugar de seu partido. Foi eleito, em 12 de março de 1961, l.º secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por 58 votos, derrotando o deputado Waldemar Lopes Ferraz, do PSP, que obteve 21 votos. Em 12 de março de 1962, foi novamente eleito para o cargo de 1.º secretário. A Mesa Diretora da Assembléia era presidida pelo deputado Roberto Costa de Abreu Sodré.

Fez parte das Comissões de Constituição e Justiça; de Redação e de Agricultura e suplente da Comissão de Indústria e Comércio.

Em 1962, com a divisão das correntes que apoiavam o ex-presidente Jânio Quadros, que havia renunciado um ano antes e o Governador do Estado Carvalho Pinto, Aloysio Nunes Ferreira, por questão de lealdade apoiou o candidato oficial ao governo, José Bonifácio Coutinho Nogueira, que seria derrotado por Adhemar de Barros. Em decorrência desse rompimento, Aloysio Nunes Ferreira filiado à União Democrática Nacional - UDN, obteve apenas a 4.ª suplência nas eleições de 7 de outubro de 1962.

Aloysio Nunes Ferreira foi casado com Nice Beolchi Nunes Ferreira, com quem teve 6 filhos, Maria Cecília; Aloysio Nunes Ferreira Filho (deputado estadual, 1983/1991; vice-governador do Estado de São Paulo, 1991/1995; deputado federal, 1995/2007; Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República e Ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso); Célia Maria; Heloísa Maria; José Luiz e Luiz Roberto.

alesp