Mineirinho leva o prêmio de surfista do ano no Troféu Dia do Surf 2005


29/09/2005 17:34

Compartilhar:

Sid e Formiga <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ROCK  Sid o e formiga .jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Pecegueiro e deputado "Turco Loco" Clique para ver a imagem "> Picuruta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ROCK picuruta.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mineirinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ROCK  mineirinho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Surfista do ano e melhor surfista profissional foram os prêmios que Adriano de Souza Mineirinho faturou na entrega do Troféu Dia do Surf 2005, realizada na noite de terça-feira, 27/09, na Assembléia Legislativa, em comemoração ao 10º aniversário da instituição do Dia do Surf em São Paulo.

A premiação dos melhores do surf acontece já há 10 anos, quando da criação da Lei Municipal 11811-95, que instituiu o Dia Municipal do Surf em São Paulo na data de 14 de setembro. A lei foi iniciativa do vereador Alberto "Turco Loco" Hiar (PSDB-SP), atualmente deputado estadual pelo PSDB. "Quando comecei na política muita gente achava estranho e engraçado que eu defendesse a cultura e esporte alternativo. Fico feliz de ver que nesses últimos dez anos o Troféu Dia do Surf ganhou importância e que tem contribuído para a promoção, divulgação e incentivo ao surf", afirmou o idealizador do evento.

Com muitos títulos em sua recente carreira e um estilo radical e moderno, o premiado Mineirinho é considerado um fenômeno do surf brasileiro nos últimos anos e se prepara para representar o país no torneio mundial WCT 2006. "Estou feliz com a premiação e pretendo treinar ainda mais para trazer títulos para o Brasil no futuro", afirmou o guarujaense de apenas 18 anos que herdou o apelido do irmão por seu jeito acanhado e quieto fora do mar.

Além de Mineirinho, o Troféu Dia do Surf 2005 premiou na categoria surfistas Yan Guimarães (revelação), Phil Rajzman (longboard), Picuruta Salazar (legends), Suellen Naraísa (feminino) e Miguel Puppo (amador). Profissionais do mercado e da mídia do surf também receberam troféus em razão do importante trabalho de bastidores que realizam para a promoção do surf brasileiro.

Lendas do surf

A coleta dos moldes de pés e mãos de nomes consagrados do esporte para a calçada da fama da ESPN Brasil foi um dos destaques da cerimônia. Entre as feras que deixaram sua marca no cimento e que receberam homenagens por sua importância no mundo do surf está Sidnei Tennucci Júnior, o Sidão.

Considerado uma das lendas do surf brasileiro, Sidão é um exemplo de garra e dedicação por ter superado problemas de saúde e ter voltado a praticar o esporte em grande estilo. É criador da marca OP (Ocean Pacific) no Brasil e da campanha "A Wave in Your Heart".

Outra personalidade do surf homenageada foi Alberto Pecegueiro, um dos maiores ícones da mídia de esportes de radicais do Brasil, editor da primeira revista especializada no país, a Brasil Surf, e atualmente dirigente das organizações Globosat. Além deles, a ESPN Brasil também recebeu uma homenagem por seus primeiros dez anos e pelo espaço que abre ao esporte alternativo.

Além da premiação, o evento traçou um panorama do cenário do surf atual com atrações artísticas e culturais, como por exemplo a exibição de um documentário feito por Sérgio Iglesias sobre a ilha de Sumatra, antes e depois das tsunamis.

O Troféu Dia do Surf 2005 é uma realização de Fatagaga Produções com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, das secretarias de Estado da Cultura e de Juventude, Esporte e Lazer. Pambém apoiaram o evento: ESPN Brasil, SporTV, 89 FM, Alma Surf, Venice, Super Surf, Hardcore, sites Waves, Camera Surf e Surf Repórter. A apresentação foi de Mirela Walesco do programa de TV Super Surf. A curadoria é de Paulo Anshowinhas.

alesp