Projeto Restaurante-Escola Alesp forma nesta quinta-feira sua primeira turma

Protocolo de intenções assinado com a Associação Franquia Solidária pode garantir acesso ao mercado de trabalho aos alunos do projeto
11/07/2006 16:53

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/LANCHONETE 447ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/LANCHONETE  4458 rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Primeira turma do Projeto Restaurante-Escola Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/LANCHONETE 443ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Rodrigo Garcia, recebe o prefeito da capital, Gilberto Kassab, nesta quinta-feira, 13/7, para a cerimônia de formatura da primeira turma do Projeto Restaurante-Escola Alesp, que será realizada às 10h30 no plenário Juscelino Kubitschek.

O projeto foi implantado no Legislativo paulista por meio de um convênio com a Prefeitura de São Paulo e a organização não-governamental Instituto Mensageiros, com o objetivo de oferecer a jovens com idade entre 17 e 21 anos, e em situação de vulnerabilidade social, a oportunidade de obter formação profissional e capacitação para atuar na área de gastronomia.

O curso, que tem duração de seis meses, é estruturado em aulas práticas e teóricas e habilita os participantes a ocupar os postos de assistente de cozinha, barista, chapeiro, garçom e atendente de balcão. Além das aulas dos cursos profissionalizantes, os jovens ainda recebem formação complementar em português, matemática e cidadania. Para coordenar o projeto e oferecer o treinamento prático, a ONG Instituto Mensageiros foi contratada através de licitação e trouxe com ela a Uniban, que respondeu pela formação teórica e pela certificação. A prefeitura, através da Secretaria do Trabalho, concede uma bolsa mensal de R$ 200 aos alunos, e a Assembléia oferece toda a infra-estrutura necessária. A cada seis meses, uma nova turma se forma. A próxima concluirá o curso em dezembro e é composta por 80 jovens.

Para que o projeto vá além da capacitação, foi assinado um protocolo de intenções pelo presidente do Legislativo paulista e pelo presidente da Associação Franquia Solidária (Afras), Beno Krivik, para garantir aos alunos formados na lanchonete e no café da Assembléia Legislativa o encaminhamento aos quadros funcionais das franquias associadas. Atualmente, alguns jovens passam por processo de seleção e outros já estão empregados.

Para o deputado Rodrigo Garcia, garantir o acesso ao mercado de trabalho é o grande desafio dessa iniciativa, na qual a Assembléia cumpre seu papel como cidadã. "A realização desse projeto representa a celebração de uma grande parceria, firmada na responsabilidade social das entidades envolvidas", avalia.

alesp