Farmácias de manipulação serão tema de audiência pública na Assembléia Legislativa
Da assessoria do deputado Fausto Figueira
As restrições para o funcionamento das farmácias de manipulação, propostas pela Secretaria de Saúde do Estado, e os direitos dos usuários de drogas a uma política de redução de danos serão discutidos em duas audiências públicas nesta terça-feira, 29/6, na Assembléia Legislativa. Os temas foram propostos pelo deputado Fausto Figueira (PT) na Comissão de Saúde do Legislativo paulista.
As normas propostas pelo Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado para o funcionamento das farmácias de manipulação serão discutidas às 10 horas no Plenário José Bonifácio. A audiência, cuja proposta foi feita em conjunto com a deputada Beth Sahão (PT), visa ampliar o debate sobre a minuta de resolução estabelece regras para manipulação, armazenamento, registro de procedimentos e aquisição de matérias-primas, além de proibir a manipulação de cerca de 20 medicamentos, entre eles os que contêm penicilínicos, cefalosporínicos, antibióticos em geral, hormônios, citostáticos e os considerados estéreis. As farmácias de manipulação representam hoje 8% do mercado farmacêutico paulista.
ffigueira@al.sp.gov.br
Lobby farmacêutico
"Do modo como a discussão está sendo proposta, parece que há um forte lobby da indústria farmacêutica, quase toda formada por empresas multinacionais, para a eliminação de uma alternativa importante para o consumidor, que são as farmácias de manipulação", declarou Figueira, no plenário da Assembléia.
Devem participar da audiência a diretora da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Lina Nasrallah; o presidente do Sindicato das Farmácias de Manipulação do Estado (Sinfarma), Léo de Vincei Russo; e o 1º-vice-presidente da entidade, Edson Ghiro. Além desses, foram convidados para compor a mesa a presidente da Anfarmag, Vânia Regina de Sá; o gerente geral de Medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo Mello; a diretora do Centro de Vigilância Sanitária do Estado, Marisa Lima Carvalho: e o coordenador da Vigilância Sanitária do Município de São Paulo, Waldemar José Sá de Azevedo.
Redução de danos
O projeto de lei do deputado Fausto Figueira que propõe a criação de um programa de redução de danos aos usuários de drogas será discutido às 14 horas, no auditório Franco Montoro. O debate marca a passagem do Dia de Luta Contra o Narcotráfico e o Abuso de Drogas, 26 de junho.
Para tratar do tema, foram convidados o coordenador de Gestão Descentralizada (Cogest) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, Fábio Mesquita; o professor da PUC, Thiago Rodrigues, autor de publicações sobre o tema, e os deputados Simão Pedro (PT) e Edson Ferrarini (PTB).
O projeto de Figueira, que tramita há um ano na Assembléia, prevê a instituição de políticas de prevenção, tratamento e reinserção social dos usuários de drogas, por meio de ações nas áreas da saúde, educação, juventude, família, previdência, justiça e emprego no estado. Além disso, propõe o desenvolvimento de campanhas informativas e de estímulo ao diálogo familiar, assim como reconhece os direitos dos usuários, como o de não sofrer discriminação em campanhas contra o uso de drogas, o de ter acesso a tratamentos que respeitem sua dignidade e apoio psicológico durante e após o tratamento.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições