CPI do Sistema Ferroviário vai ouvir secretário dos Transportes


25/08/2009 19:25

Compartilhar:

Reunião da CPI do Sistema Ferroviário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/CPIFERROVIASGERALMAC 04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinicius Camarinha presidente da comissão parlamentar de inquérito <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/CPIFERROVIASMAC 05.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A CPI do Sistema Ferroviário vai ouvir em sua próxima reunião, no dia 1º/9, às 11h, o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce. "É importante saber quais os planos e programas do governo do Estado para resgatar o uso das ferrovias", disse o presidente da comissão parlamentar de inquérito, deputado Vinicius Camarinha (PSB).

Da mesma reunião participará a gerente regional para o Estado de São Paulo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Evangelina Almeida Pinho, responsável pelo patrimônio público da União. "A CPI quer ter um panorama da conservação desse patrimônio, tanto da parte que foi concedida à iniciativa privada como daquela que continua sob a gestão do governo federal", completou Camarinha.

A confirmação desses dois depoimentos foi feita na reunião desta terça-feira, 25/8, na qual os membros da CPI aprovaram também requerimento do deputado Edson Giriboni (PV), convidando o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, a falar sobre os contratos de concessão da Ferrovia Paulista S/A ao setor privado. O BNDES foi o gestor da privatização da Fepasa.

Proposto pelo deputado Hamilton Pereira (PT), foi aprovado ainda o convite para que compareçam à CPI o vereador Roque José Ferreira, de Bauru, e o dirigente sindical José Carlos da Silva - ambos ligados ao sindicato dos trabalhadores em empresas ferroviárias.

"Como eles acompanharam o processo de repasse da ferrovia para o Governo Federal, é importante ouvi-los", avaliou Hamilton.

A agenda de trabalhos da comissão inclui a oitiva do procurador-chefe do Patrimônio Imobilário do Estado, Egidio Carlos da Silva. O convite a ele foi feito por ofício, ainda não respondido.

Além de Camarinha, Giriboni e Hamilton, participaram dos trabalhos da CPI nesta terça-feira os deputados Geraldo Vinholi (PDT), Davi Zaia (PPS) e o relator Mauro Bragato (PSDB).

alesp