Parques estaduais podem ir para o setor privado


07/10/2011 08:59

Compartilhar:

Tassinari: São Paulo é exemplo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/TASSINARIparquesPRIVADOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ulysses Tassinari (PV) participou do 2º Fórum de Cooperação Internacional, que teve como tema São Paulo Protagonista em Biodiversidade. Durante o evento, no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin assinou o decreto de criação do Programa Parcerias para a Sustentabilidade das Unidades de Conservação. "Vamos cuidar do gerenciamento dessas áreas, através de parcerias e do estabelecimento de normas para a boa gestão dos parques e reservas estaduais", declarou Alckmin. O documento estabelece os critérios de concessão dos serviços de gestão à iniciativa privada, ONGs e comunidades locais. São 29 parques estaduais, dois monumentos naturais e dois parques ecológicos aptos a participar do programa. Os atrativos naturais abertos à visitação são 169 trilhas, 77 cachoeiras, 25 cavernas, 42 poços abertos e 94 atrativos históricos culturais. Os primeiros editais devem ser lançados em 2012.

Durante o fórum também foi lançada a Comissão Paulista de Biodiversidade, formada por 17 membros do governo e da sociedade civil. A finalidade é elaborar e executar estratégias para a plena conservação da diversidade biológica do Estado, seguindo decisões que foram pactuadas, em outubro de 2010, na Conferência dos Estados Parte, em Nagoia, Japão. "É São Paulo dando exemplo ao resto do Brasil em ações de preservação da biodiversidade", afirmou Tassinari.(mlf)



ulyssestassinari@al.sp.gov.br

alesp