Museu de Arte do Parlamento - Alberto Lume


03/11/2011 16:21

Compartilhar:

Pastoreiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/amuseuLumeobra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alberto Lume<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/amuseuLumeartista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pintura da natureza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/amuseualbertolume.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> entrega do quadro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/amuseuEntregaquasdro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Poeta da natureza Alberto Lume canta com as cores de seu pincel



O grande amor de Alberto Lume pela natureza é expresso através de suas obras, algo que faz parte de sua própria vida e que exprimem toda uma busca por algo que não foi contaminado. Caminhar com o artista pelos campos de suas paisagens significa parar a cada instante e contemplar o que nos cerca, descobrir a natureza como uma doce poesia.



Trata-se de uma tentativa contínua de comunicar ao observador o que o encanta, e sobretudo, o que capta através de seu olhar de poeta.



Através de um processo de percepção, inicialmente e de intuição, posteriormente, e por tanto de transposição, nasce uma pintura límpida que é simples e essencial, oferecendo a todos a possibilidade de penetrar com clareza nos segredos da realidade.



São obras luminosas, de uma luminosidade natural, cujas formas se destacam do plano de fundo. Mesmo sem este realismo nos sentimos envolvidos e surpresos com algo que nos impressiona e nos transmite um verdadeiro sentido de paz.



Com o objetivo de alcançar efeitos de uma luz translúcida,

Alberto Lume utiliza a cor com graduações tonais, reforçando-a em condensações matéricas. Pintando com coração, temperamento, vocação e intuição recolhe com o pincel a tinta da paleta, que representa o objetivo de sua obra e de sua vida.



Todo o conjunto de sua obra transmite uma observação franca e intensa por meio de um cordial sentimento de bondade. A graça de sua pesquisa pictórica está, assim, no cromatismo como nas linhas de suas composições. Sua obra renova-se, é franca. Suas telas estão longe de qualquer atual influência, possuem um frescor agradável, são robustas, luminosas e delicadas.



Através de "Pastoreio", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o observador pode comprovar que Alberto Lume é um poeta da natureza, que canta com as cores.



O Artista



Alberto Lume, pseudônimo artístico de José Alberto Nascimento Gomes Lume, nasceu na Ilha da Madeira em 1944 e aos 8 anos de idade se transferiu com a família para Lisboa, onde freqüentou a escola de Belas Artes.



Posteriormente, em 1951 veio para o Brasil passando a estudar em São Paulo num colégio de freiras na Penha.

Desde pequeno utilizava seu tempo livre para desenhar e sobretudo histórias em quadrinhos. Após terminar o curso de ensino médio dedicou-se ao aprendizado com outros pintores.



Ao voltar ao Brasil após ter permanecido alguns anos em Portugal, passou a frequentar durante 4 anos cursos na Associação Paulista de Belas Artes, sob a orientação do professor Nestor Perez.



Trabalhou em agências de publicidade como ilustrador e criador de anúncios e embalagens. Dedicou-se à fotografia registrando cenas e paisagens que mais tarde usou para as suas pinturas.



Montou um atelier em São Paulo e em contato com colecionador Gabriele Canastrelli teve a oportunidade de se tornar amigo de inúmeros artistas, entre eles Manabu Mabe, Fang, Aldemir Martins, Luis Pinto e Inos Corradin.



Participou de inúmeras exposições e possui obras em diversas coleções particulares, oficiais e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.



Em 25 de outubro último, a Editora FM Editorial juntamente com a Bradesco Seguros lançou na Casa das Rosas o livro "Alberto Lume: a pintura do poeta da natureza" com textos criticos de Emanuel von Lauenstein Massarani.

alesp