Escolas de Sorocaba deverão receber Programa de Combate à Violência até agosto


13/06/2002 11:00

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Em contato com a coordenadoria do programa "Parceiros do Futuro", o deputado Hamilton Pereira (PT) recebeu a informação de que cerca de 15 escolas de Sorocaba deverão fazer parte do programa de combate à violência nas escolas, a ser implantado a partir do mês de agosto.

O "Parceiros do Futuro" foi criado pela Lei 10.312/1999, de autoria de Hamilton Pereira, que institui o Programa Interdiscilplinar e de Participação Comunitária para o Combate à Violência nas Escolas. "Nosso projeto busca desenvolver ações interdisciplinares que envolvam a comunidade e previnam a violência", explica Pereira. "Embora o governador tenha vetado importantes artigos do projeto, que acabaram tornando a lei menos abrangente, aplicá-la é uma forma de evitar essa dura realidade que vemos hoje, de crianças que levam armas para a escola e outras que são atacadas à saída das aulas", completa.

Em Sorocaba, já foram definidas treze escolas que deverão fazer parte do "Parceiros do Futuro" que, segundo a Diretoria de Ensino da região, estão distribuídas de forma a atingir todas as regiões do município. As escolas são: "Professor Antônio Cordeiro", no Parque Laranjeiras; "Antônio Vieira Campos", no Júlio de Mesquita; "Professora Beathris Caixeiro Del Cistia", no Jardim Dão Conrado; "Brigadeiro Tobias", no bairro de mesmo nome; "Professor Dionysio Vieira", no Santa Marina; "Professora Dulce Esmeralda Basile Ferreira", no Parque São Bento; "Francisco Camargo César", no Lopes de Oliveira; "Humberto de Campos", no Jardim Zulmira; "Professora Ida Yolanda Lanzoni de Barros", na Vila Zacarias; "Professor Joaquim Izidoro Marins", na Vila Angélica; "Senador Luiz Nogueira Martins", na Vila Carvalho; "Professor Octavio Novais de Carvalho", no Além Ponte; e "Professor Wilson Ramos Brandão", no Jardim Ouro Fino.

O governo do Estado já abriu inscrições para seleção de professores de Educação Física e Artes, que deverão trabalhar no programa. Também estarão sendo escolhidos os coordenadores responsáveis por cada escola. Hamilton Pereira elaborou o programa com base no trabalho desenvolvido na Capital de São Paulo, em 1989, durante a administração de Luiza Erundina, quando o Secretário de Educação era Paulo Freire.

A elaboração contou com a colaboração da pedagoga Dirce Gomes e da Assistente Social Sônia Teixeira, que já desenvolveram o projeto em Catanduva, Santo André e hoje estão na Secretaria de Educação de São Paulo. O Programa também recebeu o subsídio de Volmer Pianca, então Secretário Geral da UDEMO (Sindicato dos Especialistas em Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo), responsável por diversas pesquisas sobre os índices de violência nas escolas. Outro apoio importante para a elaboração do Programa foi dado pela Subcomissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O deputado, através de uma parceria com vereadores de diversos municípios da região, já vinha trazendo o programa para o interior do Estado, através de sua adaptação para a legislação municipal. O programa foi apresentado nas Câmaras de Vereadores de Sorocaba, Votorantim, São Roque, Itapetininga, Piracicaba, Capivari e Ubatuba. Nos municípios de Salto e Pilar do Sul, o programa já foi transformado em Lei Municipal.

alesp