Assembléia vai realizar workshop sobre legislação e tecnologia da informação


25/07/2005 10:30

Compartilhar:


Da assessoria do ILP

Por iniciativa do Comitê do Portal e do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional (Dido) da Assembléia Legislativa, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) vai realizar em agosto o primeiro E-Legislação, um workshop sobre legislação e tecnologia da informação, dirigido tanto ao público interno do Legislativo paulista " funcionários, diretores, parlamentares e assessores " quanto a vereadores, prefeitos e servidores públicos municipais.

O workshop começou a ser idealizado desde 2003, quando técnicos do Programa Interlegis detectaram a necessidade de um grupo de trabalho encarregado de propor um padrão para os documentos legislativos que permitisse a unificação das pesquisas de legislação nas diversas bases distribuídas pelo país. Isso proporcionará mais facilidade no intercâmbio de normas e nos processos de consolidação de leis.

De acordo com Roberto Sturm, assessor técnico do Departamento de Informática e representante do Interlegis na Assembléia Legislativa de São Paulo, o Folio, software utilizado atualmente para realizar o processo, está descontinuado pelo seu fabricante, mas ainda possibilita tratar os documentos de forma estruturada, facilitando as pesquisas. "Procuramos atualmente iniciar a atualização das bases que utilizam o software e especificar um padrão para migrar os documentos das nossas bases Folio para uma nova base com arquitetura aberta", explica Sturm. "Na Assembléia Legislativa de São Paulo estamos especificando um padrão para migrar os documentos das bases Folio, juntamente com outras casas legislativas do país, para que estejamos no mínimo alinhados com outras iniciativas, principalmente com as desenvolvidas pelos técnicos do Prodasen, uma referência nessa área". O Prodasen é o órgão que coordena o sistema de Processamentos de Dados do Senado Federal, em Brasília.

O evento vai acontecer na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 26/8, sexta-feira, das 10 às 13h e das 14 às 19h. Está aberto à participação de Câmaras Municipais e Prefeituras, parceiros da Universidade de São Paulo e servidores, diretores, parlamentares e assessorias da Assembléia. Todo o workshop será transmitido por videoconferência, por meio da rede Interlegis, para as 26 Assembléias Legislativas do país e para a Câmara Legislativa do Distrito Federal.

instituto@al.sp.gov.br

alesp