Presidente Vaz de Lima recebe Medalha do Mérito Legislativo de Minas Gerais


25/11/2008 17:58

Compartilhar:

Alberto Pinto Coelho entrega homenagem a Vaz de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/Vaz de Lima Minas 3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na noite desta segunda-feira, 24/11, em Belo Horizonte, o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Vaz de Lima, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, em seu mais alto grau (Grande Mérito). A cerimônia, promovida pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, foi realizada no Palácio das Artes e aplaudida por mais de mil convidados. Com um discurso pontuado por citações de personagens de Guimarães Rosa, o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), prestou homenagem ao centenário de nascimento do escritor mineiro. A capacidade de mudança do ser humano, contida numa reflexão do narrador do romance "Grande Sertão: Veredas", forneceu ao presidente uma fundamentação para o modo mineiro de fazer política:

"A inovação provocada pela mudança é que torna mais eficaz a política, quebrando a estreiteza e a rigidez dos conceitos e dos usos tradicionais. É assim que legislar torna-se a capacidade de resolver as transformações históricas, tornando a atividade parlamentar cada vez mais interativa com a sociedade civil nas formas do exercício da responsabilidade e das modalidades de deliberação", disse Pinto Coelho.

Também o orador oficial, Murilo Badaró, que preside a Academia Mineira de Letras, valorizou a temática de Guimarães Rosa e deu relevo ao Parlamento mineiro que, segundo ele, "inclui-se entre aquilo que Minas tem de mais nobre e altruísta em sua formação liberal e democrática. Ele contribui pelo debate franco e aberto de todos os problemas do conturbado momento por que passa a sociedade, busca soluções aos desafios que põem permanentemente à prova nossa capacidade de luta e abnegação".

Mesa de Honra

Compuseram a mesa de honra 22 autoridades, sob a presidência de Alberto Pinto Coelho. Foram elas o vice-governador Antônio Anastasia; o senador Wellington Salgado; o deputado federal Custódio Mattos; o desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; o presidente da Assembléia paulista, deputado Vaz de Lima; o procurador Paulo Roberto Cançado; o secretário de Governo, Danilo de Castro; o acadêmico Murilo Badaró; e os deputados da Mesa Diretora, do Conselho da Medalha e lideranças partidárias. A medalha, criada em abril de 1982, destina-se a homenagear personalidades que tenham se destacado, durante o ano, por suas realizações e méritos, tornando-se merecedoras do especial reconhecimento da Assembléia Legislativa de Minas.

Receberam a medalha no grau Grande Mérito 11 autoridades: o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado José Carlos Vaz de Lima; o presidente do TRE-MG, desembargador José Tarcízio de Almeida Melo; o senador Wellington Salgado; o presidente da mineradora AngloGold Ashanti, Hélcio Roberto Martins Guerra; o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão Carneiro; os deputados federais Virgílio Guimarães e Custódio Mattos, este último eleito prefeito de Juiz de Fora; o comandante geral dos Bombeiros, Cel Gilvan de Almeida Sá; o comandante da 4ª Região Militar, general José Mário Facioli; o técnico de vôlei do Minas Tênis Clube, José Francisco Filho; e a Academia Mineira de Letras, por seu presidente, Murilo Badaró.

Guimarães Rosa

Neste ano, a cerimônia de entrega da medalha teve como tema o centenário de nascimento do escritor mineiro Guimarães Rosa. Uma cenografia especialmente concebida para a ocasião se destacava no portal de entrada e no palco do Palácio das Artes. Duas inovações contribuíram para agilizar a cerimônia: a identificação eletrônica dos agraciados ao se apresentarem à Chancelaria, e seu posicionamento no próprio palco, para alcançarem mais rapidamente o dispositivo de agraciamento.

Durante a solenidade, foram projetadas imagens que retratam a vida no sertão de Minas, de autoria dos fotógrafos Miguel Aun e Márcio Metzker. A trilha sonora de modas de viola, sons de pássaros e aboios também foram escolhidas dentro do mesmo tema. O percussionista Lenis Rino apresentou um número com tambores para a entrada dos Dragões da Inconfidência, que conduziram as medalhas ao palco. O hino nacional foi cantado pela soprano Rita Medeiros, acompanhada pelo tecladista Maurício Veloso.

alesp