Extratos de vendas por cartão de crédito serão ferramenta contra a sonegação fiscal
O Projeto de Lei 744/2010, apresentado pelo deputado Edson Giriboni (PV), visa à obrigatoriedade de as operadoras de cartões de crédito de entregarem ao Estado, trimestralmente, extrato da conta das empresas que utilizaram cartões de crédito na venda de seus produtos. O extrato deverá discriminar todos os valores faturados a todas as pessoas jurídicas no Estado de São Paulo. Esse extrato deve constar, alem dos valores, o nome da empresa, o CNPJ, endereço e município do estabelecimento.
Ao justificar seu projeto, Giriboni ancora a transparência dessas informações no disposto na Constituição estadual, que obriga a qualquer pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores públicos a prestar contas. Os extratos irão funcionar como uma ferramenta a mais na luta contra a sonegação fiscal, que tantos prejuízos traz aos municípios e ao Estado.
As comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Assuntos Econômicos já emitiram parecer favorável ao projeto. Em 30/6, o projeto foi recebido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, de onde, após apreciação, deverá ir a Plenário para votação.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições