Trabalhadores criticam privatização de leitos


07/04/2011 16:46

Compartilhar:

Hamilton Pereira e Maria Oliveira, diretora do Sindsaúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/HAMILTONLEITOSSOROCx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sindicalistas e parlamentares reuniram-se, no dia 7/4, em frente ao ambulatório do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), em manifestação que marcou o Dia Mundial da Saúde. Durante o ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), foram tecidas críticas à Lei estadual 1.131/2010, que destina 25% dos leitos à iniciativa privada.

Informações divulgadas pelo sindicato apontam que, em 2008, R$ 765 milhões em recursos estaduais foram destinados para os contratos de privatização na área da saúde, enquanto em 2010, esse número saltou para R$ 1,7 bilhão. "Já existe um déficit de leitos do SUS e ainda cria-se uma fila paralela tornando situação absurda", criticou o deputado Hamilton Pereira (PT).

O vereador Izidio de Brito Correia, por sua vez, afirmou que a falta de investimentos na saúde básica também prejudica o atendimento. "Sorocaba e outros municípios não investem o necessário e isso acaba piorando a situação de hospitais como o CHS", salientou.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp