Presidente da CPTM discute remodelação da ferrovia em Itapevi


14/05/2007 16:42

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João Caramez e Álvaro Armand<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ CPTM ITAPEVI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) recebeu nesta quinta-feira, 10/5, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Álvaro Armand, e o diretor de planejamento da empresa, Alberto Epifani. O encontro aconteceu na estação ferroviária de Itapevi e serviu para que o deputado mostrasse a Armand as condições precárias em que se encontra o último trecho da linha B, que vai até o bairro de Amador Bueno.

O trio viajou no antigo trenzinho e aproveitou para ouvir as reivindicações de alguns usuários que viajavam no mesmo vagão. "Nossa cidade cresceu muito nos últimos anos e atualmente a demanda é outra. Por isso, necessitamos de uma remodelação urgente do sistema para que os usuários tenham mais conforto", explicou o deputado.

Epifani admitiu que a companhia tem consciência da necessidade de uma ampla remodelação no trecho, mas explicou que ela esbarra nos altos custos dos investimentos que seriam necessários para promover a mudança. "Para substituir o trem antigo pelos mais novos teríamos que trocar todos os trilhos deste trecho, pois a bitola nessa área é de apenas um metro, enquanto as mais modernas medem 1,6 metro", disse ele, referindo-se aos 6 quilômetros de trilhos que ligam a estação de Itapevi à de Amador Bueno.

Segundo Álvaro Armand, a remodelação do trecho só seria viável se a companhia pudesse contar com investimentos externos ou se fossem firmadas parcerias com a iniciativa privada.



Parceria com a Goodyear

Caramez e o prefeito de Santana de Parnaíba, Benedito Fernandes, promoveram, no mesmo dia, um encontro de Armand com Renaldo Calderini, diretor-geral de produtos de engenharia para América Latina da Goodyear, empresa localizada no bairro parnaibano do Cururuquara, na altura do quilômetro 41 da rodovia Castello Branco. A empresa produz mangotes marítimos para sucção e descarga de óleo em instalações de exploração de petróleo em alto mar.

O grupo fez um sobrevôo de helicóptero sobre o trecho da ferrovia de Itapevi a Amador Bueno para ter uma visão geral das alternativas viáveis para a remodelação da linha. Calderini tem interesse em estudar uma parceria para investir na melhoria da ferrovia, pois seria muito prático para a multinacional transportar os mangotes em trens de carga pela linha B, já que Amador Bueno é vizinho do bairro de Cururuquara.

O presidente da CPTM gostou da idéia e mostrou interesse em iniciar uma negociação. "Essa realmente é uma alternativa muito viável, pois, sem investimentos externos, a companhia não tem condições de promover as melhorias. O encontro foi produtivo e, com certeza, continuaremos a conversa", afirmou.

O deputado Caramez também está otimista com a possibilidade de uma parceria. "Nós, itapevienses, estamos há tempos esperando por essa remodelação. Outro aspecto importante que deve ser ressaltado é que vamos estimular o transporte intermodal entre ferrovia e rodovia", concluiu o parlamentar.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp