Instituto Sou da Paz esclarece questões sobre desarmamento


25/08/2005 11:28

Compartilhar:

Lançamento do Fórum Regional Pró-Desarmamento, 24/6/2005, no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Hamilton paz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

O deputado Hamilton Pereira (PT), membro do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz (Conpaz) e da Frente Parlamentar a Favor do Desarmamento, recebeu esta semana uma mensagem do Instituto Sou da Paz, em que alguns "mitos" acerca do desarmamento são esclarecidos.

Segundo Giana Guelfi, que atua na área de Mobilização Social do Instituto, circulam pela internet inúmeras mensagens com argumentos do "lobby das armas". "Os defensores das armas estão distorcendo fatos e difundindo, pela internet, mentiras que precisam ser esclarecidas", explica.

Um dos argumentos utilizados pelos defensores das armas é o de que não adianta proibir o comércio legal porque os criminosos usam armas ilegais. Contra este argumento é colocado o fato de que 99% das armas de fogo no País são legalmente produzidas e, somente no Rio de Janeiro, 30% das armas apreendidas na ilegalidade foram vendidas originalmente para cidadãos de bem e, depois, desviadas para o mercado clandestino, segundo dados de 2003 da Polícia Civil do RJ. "Em São Paulo, segundo a Polícia Civil, das 77 mil armas apreendidas em 1998, 71.400 foram roubadas de seus donos originais e 5.500 extraviadas por eles", completa Hamilton Pereira.

Fórum Regional Pró-Desarmamento

Hamilton Pereira também participa do Fórum Regional Pró-Desarmamento, criado com o objetivo de coordenar o Comitê pela Defesa do Voto a Favor da proibição do comércio de armas de fogo e munição para particulares, durante o Referendo Popular que deverá acontecer em 23 de outubro, conforme estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

"Assim como tem feito o Instituto Sou da Paz, o nosso objetivo é esclarecer a população sobre a necessidade de, no Referendo do Desarmamento, votarmos pela proibição da comercialização de armas no Brasil", explica Hamilton Pereira.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp