Vibram de uma serena musica campestre as paisagens de Antônio Carlos Roma

Acervo Artístico
21/07/2005 18:29

Compartilhar:

Carro de boi na paisagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/antonio roma obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antônio Carlos Roma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Antonio Roma artista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Antônio Carlos Roma pinta somente há dois anos. Apaixonado pelo campo de sua terra natal dele capta a graça e as cores, transfigura-o em suas telas acrescentando um toque de poesia, resultado de sua natureza contemplativa. O grau em que o artista consegue traduzir esse fascínio pelas cores da natureza é índice de validade do seu pintar sincero.

Suas tonalidades são delicadas em síntese de forma e de cores. As paisagens que o inspiram, aparecem encantadas, imersas numa áurea de poesia, às vezes, carregada de acentos líricos, às vezes, elegíacos.

Trata-se de um pintor que sabe ler no grande vocabulário da natureza e sabe escolher as palavras que melhor respondem ao seu temperamento, apropriando-as às sugestões de paisagens e às solicitações de imagens líricas.

Ele não busca longe o que vê sob seus olhos e celebra assim a beleza e o encanto de sua terra natal. Em suas obras está presente uma participação lírica que tudo faz vibrar de serena musica campestre. Enfim, Roma é um pintor simples, sem sofisticações intelectuais que está se preparando tecnicamente e há anos persegue os seus sonhos, vivendo também artisticamente em contato com a natureza.

Na obra "Carro de boi na paisagem", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, cada particular é um elemento de contemplação. No abandono consciente e participante dos verdes em seus diversos matizes, do vermelho da terra, da melodia estridente do carro de boi, ouve-se também a voz das árvores.



O Artista



Roma, pseudônimo artístico de Antônio Carlos Roma, nasceu em 1958 em São José do Rio Preto, SP. Após seus estudos secundários formou-se em direito pela Faculdade de direito de sua cidade natal.

Transferiu sua residência para Votuporanga onde exerce suas atividades profissionais. Há cerca de dois anos freqüenta um curso de pintura óleo sobre tela com o professor e artista Jasiel Valzacchi.

Nesses dois anos participou de exposições na Galeria da Associação Votuporanguense de Artistas plásticos " AVAP, no Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, no Centro Cultural da Feira de Agropecuária de Votuporanga e na Fundação Educacional de Votuporanga.

Suas obras encontram-se nos Acervos Artísticos da nova Câmara Municipal de Votuporanga e na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp