Projeto que obriga administração pública a usar software livre pode ser votado


30/06/2005 12:50

Compartilhar:

Simão Pedro, ao lado do presidente do TIT, Sérgio Amadeu, defende a utilização do software livre pela administração pública <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/simao pedro sofware livre.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Simão Pedro

O projeto do deputado Simão Pedro (PT) que obriga a administração pública a utilizar exclusivamente softwares livres está finalmente na pauta da Assembléia Legislativa e pode ir à votação a qualquer momento. Apresentado em 2003, o projeto já foi aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça, Administração Pública e Finanças e Orçamento. "Acreditamos que o projeto pode ser votado ainda este ano", afirmou o deputado.

Pela proposta, a administração pública passaria a adotar exclusivamente o software livre, cuja licença não restringe sua livre cessão, distribuição, utilização e alteração de características originais. A adoção de programas de computador que cumpram tais requisitos significa, antes de tudo, a prevalência do interesse público sobre o interesse privado.

O software livre na administração pública significa maior autonomia tecnológica e evolução científica. É também uma importante contribuição ao desenvolvimento econômico regional, incentivando a criação de pequenas empresas voltadas para produção, desenvolvimento e suporte de programas livres. "Essa é uma das condições para o Brasil tenha uma inteligência à altura da importância do país", afirmou Simão.

Segundo o deputado, a aprovação do projeto é fundamental para que o Governo do Estado faça, de fato, a opção pelo software livre. Apesar da anunciada opção pelo uso preferencial dos programas de código aberto, o governo Alckmin, ao contrário do Governo Federal, ainda não deu demonstrações práticas de que isso irá acontecer. No início de 2005, por exemplo, o Governo do Estado de São Paulo revelou que adotaria os softwares proprietários em curso de informática para 100 mil funcionários públicos.

spedro@al.sp.gov.br

alesp