Estadualização do Hospital Santo Amaro, em Guarujá


16/09/2009 17:53

Compartilhar:


Haifa Madi (PDT) apresentou indicação ao governo do Estado para a estadualização do Hospital Santo Amaro visando uma melhoria significativa no atendimento que beneficiará a população do litoral.

A indicação 2.553/2009, publicada no dia 11/9, no Diário Oficial do Estado, formalizou gestões da deputada junto ao governo do Estado. Haifa Madi diz que a medida se faz necessária, pois o Hospital Santo Amaro é o único de Guarujá com atendimento SUS, sendo referência para a cidade de Bertioga, além de outros municípios da Baixada Santista e Litoral Norte.

Em 2008, através de esforços da deputada, o governo credenciou o serviço de quimioterapia do HSA no SUS e ingressou no Programa Pró-Santa Casa 1 e 2, pelo qual se adquire financiamentos com as mesmas facilidades que as santas casas. A deputada está lutando pela ampliação do número de vagas da UTI.

O HSA é o hospital com maior número de atendimento SUS da região, com menor verba para cobertura dos procedimentos realizados. A unidade é mantida pela Associação Santamarense de Beneficência de Guarujá e já esteve sob intervenção municipal. A mantenedora, juntamente com equipes multiprofissionais e em parceria com o governo do Estado, vem investindo nos atendimentos; porém, a exemplo de outras entidades filantrópicas na área da saúde, o hospital também passa por deficiências crônicas de aportes financeiros para ressarcimento dos custos reais dos atendimentos prestados.



hmadi@al.sp.gov.br

alesp