Assembleia presta tributo à Academia Paulista de Letras


28/03/2011 21:03

Compartilhar:

Solenidade presta homenagem à Academia Paulista de Letras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/SolAPL7162.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tributo à Academia Paulista de Letras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/SolAPL7183.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou solenidade nesta segunda-feira, 28/3, com a finalidade de prestar tributo à Academia Paulista de Letras, na pessoa de Ives Gandra da Silva Martins, membro da agremiação e reconhecido jurista e professor de direito.

A sessão solene foi aberta pelo presidente Barros Munhoz, que, após um breve discurso, passou a presidência ao deputado Fernando Capez (PSDB). A sessão solene teve principalmente o objetivo de outorgar a Medalha Doutor Ives Gandra Martins a todos os que se destacaram em diversas áreas, contribuindo para o fortalecimento das instituições democráticas do país, inclusive ao próprio inspirador da medalha. "O homenageado, advogado e intelectual brilhante, é acima de tudo, um modelo de cidadão, um modelo de pessoa, e por isso me associo a esta homenagem", declarou Munhoz. O deputado Vitor Sapienza (PPS) destacou a importância de Ives Gandra, citando sua inestimável contribuição à sociedade brasileira quando ajudou a inviabilizar uma reforma tributária que se pretendia implantar no país, inclusive participando de debates nesta Casa de Leis.



Medalha Ives Gandra Martins homenageia personalidades e instituições democráticas



"Quando se chega aos 76 anos, depois de tanto tempo buscando caminhos na sociedade visando apenas o direito, vejo que a luta não foi em vão. Essa medalha demonstra a importância do direito como instrumento de paz e de alegria. A democracia se alicerca fundamentalmente na convivência dos que buscam o mesmo ideal, cada um na sua perspectiva. Me comove esta homenagem porque sempre fui parlamentarista, e é nas casas legislativas onde convivem a situação e a oposição, e a sociedade pode ser representada de uma forma ampla", disse o jurista que emprestou o nome à condecoração.

Além de Ives Gandra, o deputado Capez entregou a distinção a autoridades e instituições, dentre as quais Antonio Penteado Mendonça, presidente da Academia Paulista de Letras; ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na pessoa de seu presidente, José Roberto Bedarn; ao Ministério Público paulista, representado por Francisco Stella Júnior; ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), na figura de seu presidente, Ruy Althenfelder Silva; e à Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo, representada por seu presidente em exercício, Marcos da Costa.



Ives Gandra da Silva Martins



Ives Gandra da Silva Martins, nascido em São Paulo, em 12 de fevereiro de 1935, é um renomado jurista brasileiro com reconhecimento internacional. É professor emérito das universidades Mackenzie, Paulista e da Escola de Comando do Estado Maior do Exército.

Presidente do Conselho da Academia Internacional de Direito e Economia, é membro das academias de Letras Jurídicas brasileira e paulista, Internacional de Cultura Portuguesa (Lisboa), Brasileira de Direito Tributário e Paulista de Letras, dentre outras.

Ao longo de sua trajetória, recebeu vários prêmios: Colar de Mérito Judiciário dos tribunais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Medalha Anchieta da Câmara Municipal de São Paulo, Medalha do Mérito Cultural Judiciário do Instituto Nacional da Magistratura e da Ordem do Mérito Militar do Exército Brasileiro, apenas para mencionar alguns. Já participou e organizou mais de 500 congressos e simpósios, nacionais e internacionais, sobre direito, economia e política.

O professor Ives Gandra é autor de mais de 40 livros, além de ser coautor em 150 obras e de haver publicado 800 estudos sobre assuntos diversos, como direito, filosofia, história, literatura e música, traduzidos em mais de dez línguas em 17 países.

alesp