Acervo Artístico: O universo de Fogaça: mágica transfiguração da realidade em fábula
Clique para ver a imagem " alt="Obra "A festa de São Pedro", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho Clique para ver a imagem ">
A arte de Fogaça é singular, autônoma, autóctone e, de imediato, interessa e fascina. O artista sabe se servir do pincel com desenvoltura para criar um universo de pontuações multicores dentro do qual faz vibrar a realidade que vem magicamente transfigurada numa espécie de fábula.
As suas obras são harmoniosas na composição e nas cores e constituem uma festa para os olhos, além de transmitir ao espírito aquela alegria que se origina sempre de toda criação e atrai pela originalidade e nobreza, pelo significado e pelo estilo.
A temática de seus quadros é muito rica, pois se inspira na natureza e nas ambientações dos casarios e dos muros pelos campos. Não há dúvida que a natureza é re-proposta em aspectos e interpretações totalmente novas e numa atmosfera onírica.
Ao afrontar um tema de inspiração secular como o da natureza é que temos a plena medida da criatividade artística de Fogaça. Das reservas que sabe obter da cor, do modo com que usa o pincel, da originalidade com que trata cada tema - do mais simples ao mais árduo - o artista demonstra possuir as qualidades de um pintor maduro.
Consciente de seus meios de expressão e da capacidade de saber utiliza-los, através da obra "A festa de São Pedro", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, esse pintor sai de um certo primitivismo original para entrar num surrealismo equilibrado.
O Artista
Fogaça, pseudônimo artístico de Pedro Soares Fogaça, nasceu em 1950, na cidade de Mococa, São Paulo. Após o término do Ensino Médio em sua cidade natal. Em 1970 mudou-se para São Paulo, onde cursou comunicação visual, no IADE, história da arte, na Secretaria de Turismo, teatro com Eugênio Kusnet e na Contemporânea Escola de Arte.
Desde a mais tenra infância desenhava e pintava, na capital começou a pintar a óleo em estilo primitivo e dando ênfase à temática da vida interiorana. Tarsila do Amaral foi sua musa inspiradora, da qual recebeu fortes influências.
Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, entre as quais destacam-se: Museu de Arte Brasileira, FAAP, SP (1971); Universidade de Indiana, Estados Unidos (1971); Paço das Artes, SP (1971); Galeria Arno, Firenze, Itália (1971); USIS, Consulado Americano (1971); KLM, SP (1971); Pocket Gallery, SP (1971 e 1972); SESC, SP (1971 e 1973); Gainsville, Flórida, Estados Unidos (1972); Universidade da Califórnia, Estados Unidos (1972); Galeria Il Vettore, Milão, Itália (1972); Cherry Gallery, Bologna, Itália (1973); Bienal Nacional, Ateliê de Gravuras (1974); Salão de Arte Contemporânea de São Caetano do Sul (1974): Salão de Paisagem Paulista (1975 e 1976); Salão da Primavera (1975 e 1976); Arte e Pensamento Ecológico (1975, 1976, 1977, 1978 e 1980).
Suas obras encontram-se em coleções particulares na Europa, Estados Unidos, América do Sul e Central, Austrália e Rússia. Além dos acervos do Museu de Arte Contemporânea de Skopje, Iugoslávia, Museu Nacional de Belas Artes, Santiago do Chile e nos museus municipais de Osasco, Americana e Teresina no Piauí.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações