Especialistas debatem impacto dos juros abusivos praticados contra o consumidor


26/03/2008 10:35

Compartilhar:


Você sabia que as maiores taxas de juros do mercado são as praticadas pelas administradoras de cartão de crédito? Que quando financia a compra de um veículo, acaba pagando dois? Que sua conta salário é impenhorável e o banco não pode reter parte de seu salário para cobrir juros ou dívidas sem sua autorização? Que os juros provocam um grande impacto na vida e saúde do consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica?

No I Simpósio Nacional sobre Abusividade e Capitalização de Juros, que acontecerá na Assembléia Legislativa no dia 28/3, às 13 horas, serão debatidas questões sobre orçamento doméstico, direito bancário e defesa do consumidor, abuso na cobrança de juros em contratos de empréstimo, financiamento de imóveis e veículos e cartões de crédito.

Numa iniciativa do deputado Olímpio Gomes (PV), em parceria com a Associação Brasileira do Consumidor (ONG ABC), o objetivo do evento é informar o consumidor, de forma simples e direta, sobre assuntos tratados de maneira técnica e de difícil compreensão pelos órgãos de defesa do consumidor.

O evento, que será gratuito, contará com a presença do promotor de justiça do Estado de São Paulo, José Carlos Blat; do perito em medicina forense, João Batista Opitz Jr; do secretário de Assuntos Jurídicos de Campinas, Carlos Henrique Pinto; do economista e mestre em Ciência da Informação, José Jorge Meschiatti Nogueira; do autor do livro Prática de Direito Processual Bancário, Mauro Sérgio Rodrigues, e do matemático Edson Rovina. A mediação será do jornalista e consultor financeiro, Marcelo Segredo.

Informações pelos telefones de prefixo 11, 9127-4346 , 7870-3054, 3886-6508 e 3886-6509 e Nextel: 55*80*16667.

molimpio@al.sp.gov.br

alesp