Museu de Arte - A pesquisa interior de Reple projetada na escultura: busca continua a uma verdade liberada


11/03/2009 14:23

Compartilhar:

Agregação humana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/M-REPLE OBRA2MAU_9744.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reple<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/M-REPLEMAU_9732.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agregação humana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/M-REPLE OBRA1 MAU_9737.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Não há duvidas que Reple é um escultor e ceramista profundamente atraído por composições humanas de maneira sensual juntamente ao desejo, de alcançar além das aparências a dimensão de certas formas.



Suas experiências atuais o levam a separar, do contexto mecânico que nos cerca, aquelas figuras que são mais conformes a representar uma leitura pessoal sobre as composições que elabora.



Sem a preocupação de analisar crises e limitações que a arte figurativa estaria sofrendo atualmente, Reple está convencido de que é exatamente a pesquisa operante, a condição "sine qua non" para prosseguir na aventura criativa.



Trata-se de uma pesquisa difícil e ao mesmo tempo exigente que, envolvida pela rapidez das mutações humanas, é a condição que qualifica a criação artística.



As esculturas em terracota de Reple possuem vínculos com o cotidiano, embora tendem sempre mais a se direcionar para uma pesquisa toda interior a busca de uma verdade liberada e a uma lei que fixa na argila as formas de um certo tempo, de certas sugestões.



Na obra "Agregação humana", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, massas e volumes são sugeridos através de sentimentos simples onde a absoluta liberdade interior vive e se desenvolve numa relação matéria " luz que necessita de espaço para localizar o ponto de encontro com o lirismo obtido e deixando ao observador a intuição das diversas hipóteses.



O artista



Reple, pseudônimo artístico de Carlos Roberto Reple, nasceu em São Paulo no ano de 1948. De família humilde, com princípios e bons costumes, nunca foi atingido por preconceitos sociais e econômicos.



Aos cinco anos de idade iniciou seus primeiros contatos com a arte, visitando a I Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Entusiasmado, começa suas primeiras manifestações com traços que riscava com lápis de cor em papeis de embrulho de pães.



Incentivado por seu irmão mais velho, que apreciava seu trabalho artístico passou a utilizar a aquarela. Da aquarela ao guache, do guache ao óleo, do óleo ao relevo foi para o gesso sobre estopa, sempre procurando possibilidades de inovação. Como profissional autônomo, paralelamente, procurou através da pintura, da escultura e de composições caminhos diversos como alternativa.



Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp