Trilhas são opção de passeio em Bertioga

Estâncias Paulistas
17/08/2010 19:09

Compartilhar:

Forte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/bertioga-forte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parque dos tupiniquins em Bertioga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/bertioga-parquedostupiniquins.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ermida Guaibe em Bertioga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/bertioga-ermida guaibe.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Festival Nacional de Cultura Indígena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/bertioga-festivalnacionaldeculturaindigena.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante o inverno, passear pela Mata Atlântica, apreciando a exuberância da natureza, é uma ótima opção de passeio em Bertioga, que conta com trilhas de todos os níveis de dificuldade.

A trilha da Água se inicia após a travessia do rio Itapanhaú, com uma caminhada de 700 metros por uma trilha seca no meio do mangue, passando pelas matas paludosa, de restinga, ombrófila e de encosta. As águas límpidas do rio Guachinduva são um convite para o banho, que, aliás, é inevitável, pois a caminhada continua dentro da água. O passeio é feito em terras da colônia de férias do Sesc-Bertioga, por onde passa sua tubulação de abastecimento de água, e termina em uma piscina natural. O percurso de 5 km (ida e volta) tem quatro horas de duração e grau de dificuldade leve.

A trilha do Canhambora começa pela travessia da histórica ponte da Banana, contruída sobre o rio Jaguareguava em 1929 para a escoagem das plantações de bananas para o porto de Santos. A trilha leva às piscinas naturais e cachoeira, com visita a ecossistemas de restinga e mata de encosta. Percurso é de 10 km (ida e volta), tem duração de 5 horas e grau de dificuldade médio.

Começando com a travessia do canal de Bertioga, a trilha Histórica segue ao lado do canal, em meio à Mata Atlântica, até as ruínas da Ermida de Santo Antonio do Guaibê, capela quinhentista (1550) construída a pedido do jesuíta José de Anchieta. O grupo segue pelas ruínas da Armação das Baleias de Bertioga, local onde era feita a extração do óleo da baleia para uso na iluminação de vias públicas e construção civil.



Passeios de barco



O canal de Bertioga, local de encontro das águas dos rios com a do oceano, é uma marina natural à espera do turista que busca atividades náuticas. Escunas estão atracadas próximo ao forte São João à disposição de turista que desejam apenas um agradavel passeio ao longo da região costeira do município. Escunas, Traineiras e Lanchas podem ainda ser alugadas para passeios e pescarias em alto mar. Os locais mais procurados são pontão do Indaiá, Cascalho, ilha de Monte Pascoal e Montão de Trigo.

Também é feito de barco o passeio pelo rio Jaguareguava. Com partida no rio Itapanhaú, visita-se o manguezal (conhecido como berçário do mar) com suas árvores características, até o rio Jaguareguava, afluente de águas cristalinas coberto em vários trechos pelas árvores, que formam verdadeiros túneis. Em determinado trecho, é possível descer do barco nas águas rasas que formam prainhas e piscinas naturais. O passeio tem duração de 4h30.



Vila de Itatinga



A vila é formada por cerca de 70 casas, em estilo inglês. Foi planejada e construída para atender às necessidades dos funcionários da Usina Hidrelétrica e Itatinga e pode ser visitada com autorização da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) ou por passeios monitorados por empresas credenciadas de turismo.

O passeio começa de barco, no rio Itapanhaú. São aproximadamente 50 minutos de navegação a partir do porto Palmares ao portinho de Itatinga. Depois, segue-se de maria-fumaça por um percurso de sete quilômetros, passando por mangues, ruínas do século 17 e riachos vindos da serra. Lá existem três passeios que levam, através de caminhadas de nível médio, a piscinas naturais e cachoeiras.



Aldeia Rio Silveira



Localizada entre na divisa de Bertioga e São Sebastião, a aldeia Rio Silveira abriga atualmente cerca de 400 índios que ainda cultivam a história e a cultura da etnia guarani. Uma caminhada em meio a Mata Atlântica até o rio Silveira revela o passado misturado com as tecnologias atuais.

Apesar dessa evolução, os índios mostram que é possível viver em paz com a fauna e a flora, preservando sua cultura e língua materna.

Instalada em uma área de mais de 948 hectares entre as cabeceiras do rio Silveira e do ribeirão Vermelho, a aldeia está a 1,5 mil metros da praia, no bairro de Boracéia, divisa entre Bertioga e São Sebastião. As famílias indígenas sobrevivem do cultivo do palmito pupunha e da venda de artesanatos e plantas ornamentais na rodovia Rio-Santos.

Na comunidade há também atendimento na área de Educação e Saúde, que conta com uma escola para as crianças índias. Além disso, a Aldeia é a primeira do país a contar com escolas municipais e estaduais.

O acesso a Aldeia somente é feito com acompanhamento de agência de turismo local e depende de autorização da Funai.



Forte São João



O primitivo Fortim de São Tiago na barra da Bertioga foi reconstruído, ao final do século 17, em alvenaria de pedra e cal, tendo as suas obras definitivas sido concluídas em 1710, quando se encontrava artilhado com onze peças. O desenho da sua planta apresentava o formato de um polígono retangular com guaritas nos vértices.

Forte de São Tiago foi reformado a partir de 1765, cruzando fogos com o Forte de São Luís da Armação, do outro lado do canal. Sua capela foi reconstriída sob a invocação de São João, e o forte passou a se denominar Forte de São João da Bertioga. Nesta época por exercer as funções de registro das embarcações que iam ao porto de Santos, era também denominado como Forte do Registro.



Praias



Durante o verão, a grande atração de Bertioga são seus 33 quilômetros de praias próprias para práticas de vários esportes e excelente condição de balneabilidade. A praia da Enseada, com 12 quilômetros de extensão, é a mais movimentada, começando no centro da cidade, no encontro com o canal de Bertioga, seguindo até o bairro do Indaiá. Possui larga faixa de areia clara e dura, mar aberto bom para banhos e pesca de arremesso. Ideal para o surfe nos trechos em frente ao hotel Marazul 27 e próximo à colônia do Sesc-Bertioga. Já no trecho do Indaiá, o mar tem águas claras, com poucas ondas, próprias para crianças e prática de esportes náuticos.

A praia de São Lourenço tem 4,5 quilômetros de mar limpo, que abrange desde o empreendimento Riviera de São Lourenço até o Jardim São Lourenço. No píer são realizados campeonatos de surfe.

O acesso à praia de Itaguaré é feito pelo Jardim São Lourenço. São 3,5 quilômetros com faixa de areia dura e larga, mar aberto, sendo que em uma de suas extremidades deságua o rio que leva o mesmo nome. É ótima para banhos, pesca de arremesso e um dos locais mais procurados por surfistas. Na barra do Itaguaré são alugados caiaques e canoas para passeios no rio.

A praia de Guaratuba tem 8 km, água limpa, mar aberto e área de condomínios com casas de veraneio. Na ponta norte fica a barra do rio Guaratuba, local ideal para a pesca amadora. As areias claras se misturam à barra do rio e ao mar, garantindo ótimos banhos.

A praia de Boracéia faz divisa com São Sebastião. São 4,7 km de faixa larga de areia e mar aberto. No local, há total infra-estrutura com quiosques e campings onde é possível fazer refeições e se hospedar com simplicidade.

Mais informações sobre as praias e trilhas de Bertioga podem ser obtidas na Secretaria de Turismo do município através dos telefones (13) 3317.3567 / 3317.4889.

alesp