Museu de Arte - Tosta

As aquarelas de Tosta: refinada habilidade, forte noção de estilo e de cromatismo
07/04/2011 14:00

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/visoes2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tosta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/tosta[1].jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/visoes3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/visoes1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Tosta é um pintor que sabe enfrentar e solucionar os problemas inerentes à aquarela, certamente a mais difícil expressão pictórica, seja pelo seu imediatismo e por aqueles resultados posteriores, previsíveis somente por quem conhece cada segredo técnico e sabe resolver cada dificuldade de aplicação.

Através dessa difícil técnica, o artista cria obras de qualificada e decisiva aplicação, transfigurando a realidade da paisagem numa chave interpretativa pessoal. Na base de sua pintura encontra-se uma pesquisa seria, superando toda e qualquer improvisação e alcançando módulos conscientes de enérgica síntese.

Resultado de um longo exercício e uma problemática das mais completas, voltada a dominar as exigências da arte de nossos dias, não só no resultado mas, principalmente, de forma crítica, Tosta traz para suas obras em aquarela uma refinada habilidade manual.

De leitura clara, sua pintura possui acentos de peculiar vigor, de forte noção, seja de estilo que de cromatismo e é favorecida por uma busca sutil e arguta de valorizada por uma forma de traduzir e por um pentagrama cromático bem diversificado.

Nas três aquarelas da série "Visões de Catedrais", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a pintura desse artista reflete uma arte repleta de acentos e vibrações surpreendentes.



O Artista



Tosta, pseudônimo artístico de Antonio José Tosta da Trindade, nasceu no Rio de Janeiro em 1944. Formou-se em engenharia. Sua primeira incursão nas artes plásticas ocorreu aos dezenove anos de idade, fazendo cópias de gravuras japonesas de Hiroshige, Hokusai e outros utilizando pintura em porcelana.

Autodidata incursionou por diversas técnicas de todos os tipos e meios, principalmente aquarela e pastel seco. Em 2003 começou a pintar em acrílico e óleo, fez também esculturas em cerâmica.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, destacando-se: Serviço Federal de Processamento de Dados com gravuras feitas em computador (1994); "Aquarelas", Franz Café, SP; "Zoom", Franz Café, SP (2003 e 2004); "Da Coréia ao Brasil - Sem Limites", São Paulo, SP; "Coração e Arte II", Espaço Cultural Incor, Incor, Hospital das Clínicas e Galeria Spazio Surreale; "La Magnífica", Espaço Infraero, Aeroporto Internacional de Guarulhos; "Prêmio Primavera" INCOR, Hospital das Clínicas, Fundação Zerbini e Galeria Spazio Surreale, SP; IX Mostra de Arte Livre Saint Germain, SP; XVII Mostra de Arte da Granja Viana, Cotia, SP; Restaurante Coreano Gold Garden, curadoria Jorge Novaes; "Arte Perto de Você", Espaço Cultural do Raposo Shopping, SP (2003); Salão Internacional Casa da Fazenda do Morumbi, SP; XVIII Mostra de Arte da Granja Viana, SP (2004 e 2005); Mostra de Artes Plásticas da Associação dos Agentes Fiscais do Estado de São Paulo; I Salão Nacional de Artes de Paraty, RJ; Mostra em Latina, Itália; Bienal de Roma, Itália (2004); Salão de Artes Plásticas ABD e Centro Cultural Theophilo Massad, Angra dos Reis/RJ; I Salão de Arte Integrada da UNAARP, Peruíbe, SP (2005).

Recebeu inúmeros prêmios, menções honrosas, medalhas de ouro, prata e bronze entre outras premiações e possui obras em diversos Acervos oficiais e particulares, entre eles; Prefeitura da Cidade de Latina e no Centro Internacional de Artistas Contemporâneos na Itália, na Bienal Internacional de Roma e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp