Implantado o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia


22/01/2010 15:50

Compartilhar:


Antonio Salim Curiati (PP), autor da Lei nº 12.222, de 2006, que criou o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, implantado oficialmente no ano passado na zona leste da capital pelo governador Serra, manifesta otimismo com as políticas públicas aplicadas atualmente.

O instituto, fruto de anos de luta do deputado, passou a ser órgão oficial da Secretaria da Saúde, responsável direto pelo ensino, pesquisa e formulação dessas políticas voltadas à saúde e qualidade de vida dos idosos.

A unidade é também responsável por promover ações integradas que garantam o envelhecimento saudável da população, condições de habitabilidade aos idosos e acessibilidade das pessoas a partir dos 60 anos a edifícios, transportes e vias públicas.

Como parte de ações destinadas a garantir melhor qualidade de vida aos idosos, o governo do Estado implantou dois importantes projetos. O primeiro, a construção de casas adaptadas para a terceira idade. Implementado pela CDHU em Avaré, abriga casas com itens de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

O segundo visa a implantação de espaços de convivência para pessoas com mais de 60 anos, atingindo inicialmente 42 cidades, com investimento da ordem de R$ 12 milhões. Com capacidade para até 50 pessoas, os idosos contarão com profissionais especializados como médicos geriatras, auxiliares de enfermagem e nutricionistas.

O Estado oferecerá até R$ 300 mil por cidade para investimento com obra, aquisição de equipamentos e materiais para implantação da unidade de atendimento, ficando a manutenção por conta das prefeituras.



scuriati@al.sp.gov.br

alesp