Lei que reorganiza a RMSP é sancionada


17/06/2011 18:28

Compartilhar:

Deputada Heroilma e prefeitos da região<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/HEROILMAregMETROPOLITA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Heroilma Soares (PTB) prestigiou, no dia 16/6, o evento em que o governador Geraldo Alckmin sancionou a Lei Complementar 6/2005, que reorganiza a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

A ação, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, o chefe da Casa Civil, Sydnei Beraldo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, vários outros secretários estaduais, deputados estaduais e federais, prefeitos e vice-prefeitos, entre outras autoridades.

A Região Metropolitana de São Paulo possui 19,7 milhões de habitantes, está subdividida em 39 municípios, 5 sub-regiões e 127 distritos. A região do Alto Tietê faz parte da sub-região Leste, que inclui Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Além dessa divisão, a instituição da RMSP possibilitará a criação dos instrumentos de planejamento, execução e fomento das ações metropolitanas. Após a sanção desta lei, de acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, em 90 dias será criado o Conselho de Desenvolvimento e, a partir dele, os conselhos consultivos, o fundo e a Agência de Desenvolvimento. De acordo com Alckmin, a reorganização da região metropolitana beneficiará diversas pessoas. (ba)



heroilmastavares@al.sp.gov.br

alesp