80 anos da Rádio Record serão comemorados em sessão solene hoje


27/06/2011 14:45

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/RecordLogosAntigos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A passagem do 80º aniversário de fundação da Rádio Record será comemorado na Assembleia Legislativa, em uma sessão solene hoje, segunda-feira, 27/6, às 20h, no plenário Juscelino Kubitschek.

A história do rádio brasileiro, que será lembrada na solenidade, tem um dos capítulos mais importantes vividos na fundação da emissora, que em 11 de junho de 1931, entrava no ar oficialmente. Adquirida pelo grupo liderado por Paulo Machado de Carvalho, Jorge Alves de Lima, Leonardo Gomes e João Baptista do Amaral, a rádio tem diversos fatos marcantes ao longo de sua história.

O primeiro foi em 1932, mais especificamente no dia 23 de maio, quando a rádio foi invadida por um grupo de estudantes, que encontrou em Paulo Machado de Carvalho, um dos seus proprietários, a melhor acolhida, "aderindo espontaneamente" à causa que os jovens acabavam de abraçar. Naquela mesma data, pelos microfones da emissora, foi lido o seguinte manifesto ao povo brasileiro: "Nós, abaixo-assinados, declaramos que invadimos, à valentona, os estúdios da PRB-9 Rádio Record de São Paulo, e conclamamos o povo para que se mude a situação política existente no Brasil".

Utilizando-se da voz, da coragem e da vontade de César Rocha Brito Ladeira (César Ladeira), jovem locutor vindo de Campinas, a Rádio Record integrou-se definitivamente àquela insurreição, levando São Paulo à Guerra Civil. Era a Revolução Constitucionalista de 1932.

alesp