Deformações do túnel estavam em níveis normais, diz engenheiro
A comissão de representação que apura o acidente do Metrô ouviu nesta quarta-feira, 7/2, Luiz Rogério Martinatti, coordenador geral de atividades de acompanhamento da obra. Martinatti é contratado pelo CGP " Consórcio Geral das Projetistas " para coordenar as equipes técnicas de geólogos e geotécnicos dos 14 quilômetros da linha 4 do Metrô e para verificar a estabilização das instalações e condições do solo, gerar relatórios, arquivo de documentação e as build (histórico que documenta como a obra foi efetivamente construída em relação ao projeto).
Ele respondeu a perguntas do relator, Edmir Chedid (PFL), e dos deputados Nivaldo Santana (PCdoB) e João Caramez (PSDB). Martinatti, que é engenheiro especializado em mecânica dos solos e atua na área de túneis há 15 anos, afirmou que esteve na obra na quinta-feira, 11/1, depois de avisado de que a deformação esperada tinha pequenas variações de medida, segundo ele ainda dentro das margens consideradas normais. Na ocasião, houve reunião com o engenheiro responsável da obra para decidir se alguma medida devia ser tomada. O desabamento foi no dia seguinte, sexta-feira, 12/1.
Para Martinatti, nada indicava que fosse haver ruptura do maciço (a rocha perfurada para a passagem do túnel). Sobre a eventual pressa na obra, o coordenador de acompanhamento afirmou que o ritmo era normal.
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