Frente Parlamentar e Conselho Estadual de Turismo definem novas estratégias de atuação para o setor


19/03/2008 21:03

Compartilhar:

Definidas novas estratégias de atuação para o setor de Turismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/mmy (24).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da presidente da Frente Parlamentar do Turismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/CONS NAC TUR PUBL mmy (5).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Célia Leão (PSDB), presidente da Frente Parlamentar do Turismo, abriu os trabalhos na tarde desta quarta-feira, 19/3, às 14h30, no Plenário Teotônio Vilela, juntamente com o Conselho Estadual de Turismo. Estiveram presentes ao evento várias autoridades da área: o secretário do Turismo, Claury Alves da Silva; Arnaldo Assumpção da Rocha, representando a prefeita de Iguape, Maria Elizabeth Negrão Silva, a secretária de Turismo de Iguape, Myriam Teresa, Jarbas Favoretto, presidente da Associação dos Municípios de Interesse Turístico " Amitur, e membros do Conselho Estadual de Turismo. Participou da discussão também o deputado Antônio Carlos (PSDB).

O secretário Claury agradeceu o apoio da Frente Parlamentar e do Conselho Estadual de Turismo e informou que parcerias têm sido feitas com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e com a Secretaria de Transportes Metropolitanos. Claury também lembrou do chamado circuito das artes, de que fazem parte várias cidades, como Altinópolis, São Simão, Brodósqui, Batatais e Ribeirão Preto, e do Programa "Nosso turismo paulista", de apoio à rede hoteleira.

O secretário disse que hoje existem 67 estâncias em São Paulo. E a Associação de Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) tem um papel importante no sentido de promover os investimentos que não sejam só em obras, mas na promoção do turismo. Para o secretário, não basta ter um centro de convenções ou uma praça, uma cidade bonita e saneada, é preciso que se leve o turismo para lá com a promoção contínua de eventos.

Para Armando Arruda Pereira Campos Melo, secretário executivo do Conselho Estadual de Turismo, a Assembléia, através da Frente Parlamentar, tem um papel importante na alteração de leis necessárias ao desenvolvimento e modernização da atividade turística. E salientou que o papel do conselho é discutir os projetos com os conselhos regionais.

O deputado Antônio Carlos disse que estará na luta junto com a deputada Célia Leão para ajudar o setor. E destacou também que seria importante a criação de um "site São Paulo", que serviria como um elo de comunicação para saber quais as verdadeiras necessidades das cidades na área do turismo. Para o parlamentar é necessário estimular o turismo no litoral, como o turismo ecológico, náutico e vários outros.

A secretária Myriam Teresa afirmou que Iguape é um município histórico, uma estância balneária, uma das cidades mais antigas do Brasil, onde existe um turismo religioso muito forte. Uma cidade antiga, bonita, agradável, com grande extensão, rica em vegetação, praias e rios, mas que está carente de investimentos em infra-estrutura turística. E segundo Arnaldo Assunção, representante da prefeita, Iguape é a porta de entrada para a estação ecológica de Juréia-Itatins. E fez algumas reivindicações, como a falta de resorts e hotéis. "Não há apoio nem investimentos na área", lamentou. E para finalizar disse que seria necessário com urgência uma regulamentação na região, o que pode e o que não pode ser feito.

Após a apresentação feita por Carlos Beni, do projeto de capacitação para o setor, "Programa Turismo, políticas públicas, planejamento e capacidade de gestão", a deputada Célia Leão disse que a reunião da Frente com o Conselho Estadual de Turismo deu um passo à frente, foram adotadas novas estratégias para resolver os problemas do setor e um novo modelo de atuação. Foi decidido que um grupo de técnicos irá até Iguape verificar "in loco" todas as dificuldades e trabalhará em conjunto com as autoridades de Iguape.

alesp