Região Administrativa de Campinas


17/11/2008 17:12

Compartilhar:


A Região Administrativa de Campinas ocupa uma área de 27.079 km², que representam 10,9% do Estado. É suprida por grande malha rodoviária, em que se destacam as rodovias Anhangüera e Bandeirantes, ligando a região a São Paulo e ao interior do Estado. Há também ferrovia operada pela Ferroban, além de inúmeras estradas vicinais. A região é servida, ainda, pelo gasoduto Bolívia-Brasil.

O aeroporto internacional de Viracopos, o segundo maior do Brasil em movimento de carga aérea e o primeiro em volume e valor de importação, serve a região.

As principais bacias hidrográficas são as dos rios Piracicaba/Capivari/Jundiaí, que propiciaram forte presença da atividade industrial.

Até o final do século XIX, a região foi a maior produtora de café do Estado. Com o declínio da produção cafeeira, expandiram-se a indústria e os transportes, além de terem sido instaladas a refinaria de Paulínia, instituições de pesquisa e universidades.

A população regional, em 2005, era de 5.916.224 habitantes, representando 14,8% do total estadual. Nos períodos de 1980/1991, 1991/2000 e 2000/2005, a taxa geométrica de crescimento da população foi de 2,91%, 2,31% e 1,91% ao ano, continuando a ser superior à do total do Estado de são Paulo, de 2,12%, 1,82% e 1,56%, respectivamente.

Em 2005, além do município de Campinas, com cerca de 1.029.898 habitantes, a região administrativa possuía quatro municípios com mais de 200 mil habitantes: Piracicaba (356 mil), Jundiaí (346 mil), Limeira (272 mil) e Sumaré (221 mil). O produto Interno Bruto (PIB) da região administrativa de Campinas, em 2004, foi de R$ 94,8 bilhões, ou 17,3% do total do Estado.

A Região Administrativa de Campinas caracteriza-se por uma agricultura moderna e diversificada, pelo mais expressivo parque industrial do interior do Estado de São Paulo e por um setor de serviços moderno, sofisticado e de alta tecnologia.

A cana-de-açúcar predomina na agricultura. A citricultura também tem grande participação e vem se modernizando com o adensamento do plantio. O café também tem destaque, e aquele produzido na região de são João da Boa Vista é de qualidade superior, beneficiado por condições agro-ecológicas, de clima e relevo. É também importante produtora de batata e lidera a produção nacional de flores, parte da qual é exportada para diversos países do mundo. O município de Holambra possui o maior centro de comercialização de flores e plantas da América Latina, o Veiling Holambra. A produção de frutas também é significativa na região.

Campinas é a segunda região do Estado de São Paulo em valor de produção industrial, atrás apenas da Região Metropolitana de São Paulo, e responsável por mais de 10% do total da produção industrial naiconal.

Várias cidades da região têm no turismo a sua principal atividade econômica, como é o caso das estâncias hidrominerais de Atibaia, Serra Negra, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Amparo e Lindóia, conhecidas pela qualidade terapêutica de suas águas.

A região possui diversos arranjos produtivos locais (APL), como de equipamentos médicos e de tecnologia da informação, em Campinas; de flores, em Holambra; de jóias folheadas, em Limeira; entre outros.



90 municípios

A Região Administrativa de Campinas é composta por 90 municípios: Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Americana, Amparo, Analândia, Araras, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Brotas, Cabreúva, Caconde, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Casa Branca, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Cosmópolis, Divinolândia, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Ipeúna, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Itirapina, Itobi, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Leme, Limeira, Lindóia, Louveira, Mococa, Mogi Guaçu, Moji Mirim, Mombuca, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d"Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santo Antonio de Posse, Santo Antonio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Pedro, São Sebastião da Grama, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tambaú, Tapiratiba, Torrinha, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista e Vinhedo.

(Dados da Fundação Seade " www.seade.gov.br)

alesp