Presidente da Assembleia destaca o "momento especial da democracia"

Diplomação 2010
17/12/2010 18:01

Compartilhar:

Barros Munhoz e Geraldo Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/BARROSALCKMINdiplomaGRANDE1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz, Geraldo Alckmin e Guilherme Afif Domingos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/BARROSALCKMINAFIFdiplomaGRANDE1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz, presidente da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/BARROSdiplomaGRANDE2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente Barros Munhoz disse que é muito importante para o Parlamento paulista receber o governador e todos os eleitos em 3 de outubro para representar o povo de São Paulo nas três casas legislativas, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. "Não há lugar melhor para se realizar este evento de diplomação, que constitui o primeiro ato de oficialização dos mandatos que serão exercidos nos próximos quatro anos. Esta é a casa do povo. E é de suma importância que se celebre aqui este momento especial da democracia."

Barros Munhoz agradeceu ao presidente do TRE de São Paulo por escolher o Palácio 9 de Julho como sede da cerimônia de diplomação, destacando que nos diferentes lugares onde já funcionou o Parlamento estadual aconteceram fatos marcantes da história do povo paulista. "Esta Casa constitui o cerne da democracia e representa o poder do povo de São Paulo", declarou.

Barros Munhoz (PSDB) formou-se em 1967 pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo, e atuou como advogado até 1975. Foi prefeito de Itapira por três mandatos: em 1977, 1997 e 2004. Também foi deputado estadual por duas legislaturas consecutivas, com início em 1987 e em 1991. Presidiu a Comissão de Sistematização da Constituinte Paulista, em 1989. Atuou como secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo de 1991 a 1993, e como ministro da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária do Brasil, no governo Itamar Franco. Em 1994, foi candidato a governador do Estado de São Paulo. Exerceu o cargo de subprefeito de Santo Amaro, na cidade de São Paulo, de 2005 a 2006. Foi eleito para o seu terceiro mandato como deputado estadual em 2006, sendo conduzido pelo então governador José Serra à função de líder do Governo no Parlamento paulista. Em 15 de março de 2009 foi eleito presidente da Assembleia. Foi reeleito com 183.859 votos para exercer o seu quarto mandato de deputado estadual em 3 de outubro de 2010.

A vocação política de Barros Munhoz despontou desde cedo. Cresceu participando dos embates políticos de seu pai, Caetano Munhoz, prefeito de Itapira por dois mandatos. Além disso, seu avô materno também foi prefeito de Limeira.

Apesar de ter sua base eleitoral distribuída prioritariamente nas regiões baixa, média e alta mogianas, no Circuito das Águas e nas zonas sul e leste paulistana, nesta última eleição Barros Munhoz obteve votos em 575 municípios paulistas.

Neste novo mandato, Munhoz gostaria de ver sendo debatidos e aprovados na Casa projetos que revejam os critérios da distribuição do ICMS aos municípios paulistas, sobretudo os essencialmente agrícolas. Segundo ele, esse tema é extremamente relevante, pois mudaria a vida de milhões de cidadãos, levando recursos aos municípios que produzem as matérias-primas que propiciam o desenvolvimento do Estado.

Barros Munhoz é um municipalista convicto. Sendo assim, defende e atua incansavelmente pelos municípios que representa na Assembleia Legislativa de São Paulo. Pensando sempre no que é melhor para o cidadão paulista, prioriza a intermediação com o governo do Estado na busca de conquistas para essas cidades, sem nunca deixar de lado sua função de avaliar, fiscalizar, viabilizar e discutir projetos de lei de interesse do povo paulista.

alesp