Romaria de Aparecidinha pode virar patrimônio do Estado


27/10/2011 17:50

Compartilhar:

Hamilton fala a representantes do Condephaat<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/HAMILTONcondephaat.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 20/10, o deputado Hamilton Pereira (PT) reuniu-se com representantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão ligado à Secretaria Estadual de Cultura, para discutir mecanismos que possam garantir melhores condições à Romaria de Aparecidinha e ao conjunto arquitetônico do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida. De Sorocaba, além de Hamilton, estiveram presentes ainda o padre José Antônio Leite de Oliveira, pároco de Aparecidinha, e o arquiteto Alfredo Pissinato Jr., especialista na área.

Na discussão, os representantes do Condephaat afirmaram que, do ponto de vista histórico, o conjunto arquitetônico da própria igreja e de seu entorno já sofreram muitas alterações, que o descaracterizariam como patrimônio histórico. No entanto, há outra possibilidade: o registro da Romaria como patrimônio imaterial do Estado. Tal iniciativa está expressa no Decreto 57.439, publicado em 17/10/2011, no Diário Oficial.

O deputado Hamilton, o padre José Antônio e o arquiteto Pissinato saíram da reunião convencidos de que este é o melhor caminho e vão ampliar as discussões e gestões para que a Romaria seja registrada como patrimônio imaterial. Hamilton Pereira é autor da Lei 13.860/2009, que incluiu a Romaria no Calendário Turístico Oficial do Estado. "É uma pena que o santuário já não apresente mais suas características originais, o que nos possibilitaria buscar meios para a recuperação daquele patrimônio", comentou Hamilton. "Independente disso vamos seguir as orientações recebidas e buscar maneiras para que não se perca o que restou, em termos físicos, dessa história".



hpereira@al.sp.gov.br

alesp