Deputado reivindica melhoria para a economia agrária da região oeste


01/11/2007 11:06

Compartilhar:

Deputado Ed Thomas formula duas reivindicações ao secretário Sampaio Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ED THOMAS ALCOODUTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em pronunciamento público no dia 29/10, durante o lançamento da segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Presidente Venceslau, o deputado Ed Thomas (PSB) formulou dois pedidos ao secretário da Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho: a construção de alcoolduto no oeste paulista e a revogação de lei dos anos 50, que proíbe o cultivo de laranja e outros frutos cítricos na região de Presidente Prudente.

Recentemente o governador José Serra admitiu investir, em parceria com usineiros e empresas locais, no projeto que prevê a implantação do alcoolduto, que contribuirá para melhorar a logística do transporte de etanol entre Mairinque e o porto de Santos. Com a franca expansão do setor sucroalcooleiro no oeste paulista, o deputado entende que o beneficiamento do setor de transporte é fundamental para estimular inclusive a produção de biodiesel.

"No caso do projeto do alcoolduto entre Maringá e o porto de Paranaguá, também seria viável idêntica iniciativa, uma vez que a distância de 528 quilômetros é muito grande e o empreendimento inclui vários interessados como a Copel, Alcopar e Compagás", disse Ed Thomas em entrevista à imprensa regional.

Sobre o cultivo de frutas cítricas, desde o primeiro dos dois mandatos de vereador, Ed Thomas tem procurado eliminar uma proibição legal mantida há exatos 50 anos, quando surgiu na região de Prudente o primeiro foco de cancro cítrico no Brasil, em 1957. "Existe uma predisposição, por parte de algumas regiões produtoras de laranja, de manter certo monopólio do cultivo, o que dificulta a expansão do parque citrícola em outras áreas paulistas. Fato é que laranjais foram dizimados pelo surgimento de focos num ou outro pé, quando ao nosso ver poderia ter sido ser cortada apenas a planta contaminada pela doença ou, no máximo, alguns pés para raio de segurança", explica o parlamentar.

O secretário João Sampaio, em entrevista à imprensa regional, disse que o alcoolduto depende do consenso entre as partes interessadas. Admitiu a possibilidade de participação do Estado, em situação semelhante à do projeto de Mairinque. Sobre o cultivo da laranja em Presidente Prudente, anunciou que a Comissão de Citricultura, de sua pasta, desenvolverá estudos científicos que poderão resolver o problema proibição do cultivo de laranja, preocupação

também da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo(Festaesp) presidida por Braz Albertini e de outras organizações de produtores rurais.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp