Fórum debate a Revolução Russa e o socialismo


23/03/2007 18:48

Compartilhar:

Antonio Carlos Mazzeo, sociólogo, historiador e pesquisador<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Antonio Carlos Mazzeo .jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RevRussa Mau20.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> III Encontro de Unidade dos Comunistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RevRussa Mau09.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O III Encontro de Unidade dos Comunistas, coordenado pela Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes (CCLCP), Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Refundação Comunista (RC), teve prosseguimento nesta sexta-feira, 23/3, na Assembléia Legislativa, com o debate sobre o significado histórico da Revolução Russa e os rumos do socialismo.

Neste segundo dia de palestras, Antonio Carlos Mazzeo, sociólogo, historiador e pesquisador, abordou os reflexos da Revolução Russa na América e na Ásia. Ele apresentou um panorama da ação comunista na América Latina e no Brasil. Na sua visão, o Partido dos Trabalhadores surgiu num momento crítico em oposição às velhas teses comunistas.

Um balanço da transição socialista na extinta URSS e as causas da derrota foram temas tratados por Eduardo Serra, do comitê central do PCB, Ronald Rocha, da coordenação da Refundação Comunista, e Geraldo Barbosa, da Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes, sob a coordenação do jornalista Raimundo Pereira. A palestra terminou com um debate sobre o enfraquecimento do movimento e os reflexos das teorias comunistas no pensamento atual.

A programação do encontro incluiu também um ato público na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, com partidos, organizações de esquerda, movimentos sociais e personalidades políticas, e o lançamento do Conselho Consultivo do Fúrum Unidade Comunista. Para o sábado, 24/3, uma série de atividades culturais foi programada para homenagear os 100 anos de Oscar Niemeyer, entre elas a mostra de filmes sobre o arquiteto, o lançamento de diversos livros e o show musical "Coração Vermelho".

alesp