Deputados questionam secretário de Energia sobre privatização da CTEEP


01/11/2005 09:50

Compartilhar:

Deputado Nivaldo Santana durante a reunião da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/NSANTANA - CTEEP DO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Nivaldo Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/NSANTANA - CTEEP DO1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, esteve na reunião da Comissão de Serviços e Obras Públicas, no dia 27/10, atendendo à solicitação do deputado Nivaldo Santana (PCdoB), quando foi novamente questionado sobre a privatização da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) pelos deputados presentes. Além do secretário, a reunião contou com a presença de Guilherme Augusto Cirne de Toledo, presidente da CESP, que relatou as dificuldades financeiras que a CESP e a EMAE vêm enfrentando nos últimos anos, principalmente depois do "apagão".

Santana rebateu as argumentações do secretário de que a privatização da CTEEP seria alternativa para a crise da CESP. Nivaldo acredita que a opção pela privatização do governo do PSDB foi desastrosa e não trouxe nenhum benefício para a população paulista. O Estado privatizou boa parte das estatais e ficou com o passivo financeiro e trabalhista. Mesmo com o insucesso da estratégia adotada, o governo insiste na continuidade da privatização para enfrentar os problemas do endividamento.

A venda da CTEEP, considerada como empresa estratégica pelo governo Alckmin no ato da sua posse como governador, é vista por Nivaldo como "uma solução equivocada para prorrogar a crise" e que "trará prejuízos irreversíveis para a população e para o Estado". O deputado lamentou a retomada do Plano Estadual de Desestatização (PED) pelo governador e reiterou sua disposição de lutar pela preservação da CTEEP e dos seus trabalhadores e técnicos.

Para tentar barrar o processo, o deputado protocolou o PL 531/05, que revoga a Lei 11.930, que autoriza a retomada do programa de privatizações no Estado de São Paulo.

gabinete@nivaldosantana.com.br

alesp