CPI irá fazer diligências em hospitais


14/11/2007 21:41

Compartilhar:

Raul Marcelo, sub-relator<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SERV MEDICOS RAUL 042 ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Waldir Agnello, presidente da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SERV MEDICOS AGNELLO 053ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito constituída para apurar a forma como o Poder Público remunera os serviços médico-hospitalares, presidida pelo deputado Waldir Agnello (PTB), deliberou na reunião ocorrida nesta quarta-feira, 14/11, pela realização de diligências em unidades hospitalares.

"Os membros da CPI irão verificar in loco como está o atendimento nas santas casas, nos hospitais administrados diretamente pelo Estado e naqueles em que as organizações sociais é que estão à frente. Queremos também saber como está o repasse das verbas", informou o presidente da comissão.

O deputado Raul Marcelo (PSOL) foi eleito como sub-relator para as organizações sociais. Segundo o parlamentar, a criação da sub-relatoria tem o objetivo de fazer um levantamento que possa esclarecer qual o desempenho destas organizações no gerenciamento dos hospitais estaduais, se houve vantagem para o Estado no repasse da administração e se os custos são diferentes dos das unidades geridas diretamente. Raul Marcelo reiterou a disposição em colaborar com o relator, deputado Hamilton Pereira (PT), na apresentação de um relatório final que possa esclarecer as questões investigadas pela CPI e contribuir para a melhoria do atendimento médico para a população.

Foram aprovados pelos membros da CPI diversos requerimentos convidando pessoas ligadas à área da saúde para prestar esclarecimentos sobre o tema objeto da investigação.

O deputado Antonio Salim Curiati (PP) sugeriu que fosse criado pelo Estado um conselho de auxílios e subvenções. "Acredito que o conselho, como já existiu, poderia cuidar do repasse de verbas para a área da saúde sem a necessidade de tantos trâmites burocráticos, com a devida fiscalização do Tribunal de Contas do Estado", afirmou Curiati.

A formulação de um projeto de lei que garanta a participação de dois deputados no Conselho Estadual de Saúde, segundo informou o deputado Waldir Agnello, está em preparação pela assessoria técnica e deverá ser apresentado em nome de todos os deputados integrantes da comissão.

Presentes à reunião, os deputados Hamilton Pereira (PT) e Celso Giglio (PSDB) participaram das discussões ocorridas e fizeram sugestões quanto ao cronograma de trabalho da CPI.

alesp