Dia da Policial Militar Feminina é lembrado em sessão solene na Assembleia


16/05/2011 18:40

Compartilhar:

Fernando Capez, Fátima Dutra, Álvaro Batista Camilo, Wilson Oliveira e Edgar Moreira da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/SoleneDiadoPolicialHomenagemaAlvaroBatistaCamilo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Policial Feminina é homenageada na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/SoleneDiadoPolicialGaleria.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez (3ºdir.) preside solene do Dia da Policial Feminina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/SoleneDiadoPolicialNomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O apoio ao projeto que unifica os quadros feminino e masculino da Polícia Militar de São Paulo foi um dos temas destacados na sessão solene realizada nesta segunda-feira, 16/5, com a finalidade de comemorar o Dia do Policial Militar Feminina, transcorrido em 12/5.

"A unificação permitirá agilidade na promoção dos policiais femininos", observou o presidente da sessão, deputado Fernando Capez (PSDB), autor do pedido da sessão solene. O Projeto de Lei Complementar 34/2011, que extingue o quadro feminino e propõe quadro único na PM, está em tramitação na Assembleia Legislativa e é de autoria do Poder Executivo.

Os participantes da sessão também abordaram a Proposta de Emenda à Constituição 3/2009, de autoria de Capez, que prevê a passagem para a inatividade dos policiais femininos após 25 anos de serviço. "A Constituição garante isonomia formal, mas às vezes é preciso criar alguma diferença para manter essa igualdade", disse o deputado, ao lembrar que a policial cumpre dupla, e às vezes, até tripla jornada em sua vida profissional e familiar.

A unificação de quadros e a redução do tempo para a passagem à inatividade das mulheres na PM " esta já em prática em Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais " receberam o apoio dos deputados Olimpio Gomes (PDT) e Itamar Borges (PMDB), que também participaram da sessão.

Na cerimônia, foram entregues placas de homenagem às seguintes PMs: coronel Fátima Ramos Dutra, 1º tenente Michele César, 2º tenente Laís Elena de Andrade Fregonezi, cabo Maria da Conceição Souza Silva Vieira e soldado Rosângela Andrade. Também receberam placas o comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, e o ex-deputado Wilson de Oliveira Morais (Cabo Wilson), que durante seu mandato apresentou o projeto que originou a lei que criou o Dia do Policial Feminino.

"A mulher agrega valor ao serviço policial", destacou Camilo. Ele disse ainda que o Comando apoia a inatividade aos 25 anos e que já está sendo analisado pelo governo estadual uma proposta para melhorar o fluxo de carreira dos policiais militares.

Capez apresentou um resumo da história da inclusão das mulheres na corporação, desde as 13 jovens pioneiras que formaram em São Paulo, em 1955, a primeira polícia feminina do Brasil, até os dias de hoje, em que cerca de 8,5 mil mulheres estão nos quadros da Polícia Militar. (ot)

alesp