Em Presidente Prudente, Beraldo reafirma que desenvolvimento deve considerar meio ambiente e distribuição de renda
.jpg)
.jpg)
.jpg)

DA REDAÇÃO
A descentralização das reuniões do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado nas diversas regiões do Estado é uma forma de passar logo à ação, evitando discussões excessivas. Essa posição foi reafirmada pelo presidente da Assembléia Legislativa paulista, Sidney Beraldo, na abertura da quarta reunião do fórum, na manhã de sexta-feira, 10/10, no auditório da Unesp em Presidente Prudente.
O fórum é um organismo permanente da Assembléia Legislativa para incentivar um desenvolvimento econômico que respeite as particularidades regionais e o meio ambiente. "Só há desenvolvimento sustentado se levarmos em conta a questão ambiental e a distribuição de renda", reafirmou Beraldo.
O presidente da Assembléia enumerou ainda a redução da taxa de juros e da carga tributária, a abertura de linhas de crédito e a desburocratização para os pequenos e médios produtores como fatores que podem levar à melhoria da competitividade de São Paulo no cenário econômico nacional, hoje bastante prejudicada.
Ao apresentar os dados do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) para a região de Presidente Prudente, Beraldo lembrou que, embora ali se tenha observado baixo desenvolvimento econômico, "os indicadores sociais acima da média do Estado revelam que políticas públicas adequadas têm conduzido a resultados positivos".
A proposta de trabalho do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado - que pretende criar uma agenda para o crescimento econômico em parceria com a sociedade e os setores produtivos - foi elaborada pelo Parlamento paulista, em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima/Cepam e o Nesur/Unicamp. Já ocorreram reuniões em Santos, Registro e Araraquara.
Quanto ao PPA, o presidente afirmou que o plano trata das propostas de investimentos do Estado, da ordem de 30 bilhões de reais, para o período de 2004/2007. "O Fórum vai avaliar demandas apresentadas nas reuniões de forma que possam ser elaboradas emendas que premiem as necessidades regionais."
Demandas apresentadas
O evento contou com a presença de representantes de várias entidades sociais e de oito prefeitos da região. Participaram os prefeitos de Sagres, Brandio Pereira Filho; de Osvaldo Cruz, Valter Martins; de Tarabaí, Waldemar Calvo; de Regente Feijó, Marco Antonio Rocha; de Presidente Venceslau, Osvaldo Mello; de Teodoro Sampaio, Paulo Pires; de Sandovalina, Divaldo Oliveira; e de Mirante do Paranapanema, Carlos Ribeiro; além do deputado federal Silvio Torres e dos secretários adjuntos estaduais de Habitação, Mauro Bragato, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Ernesto Vega Senise.
A cidade de Presidente Prudente foi representada pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Carlos Araújo. Entre os principais problemas da região, segundo Carlos Araújo, estão a malha rodoviária deficitária e o excesso de penitenciárias instaladas (existem 19 e há projeto para a construção de mais 4). "O alto número de penitenciárias na região eleva a insegurança e deixa a população local apreensiva." O secretário ainda destacou a necessidade da duplicação da rodovia Raposo Tavares, da expansão da hidrovia Tietê-Paraná e da melhoria das ferrovias.
O professor da Unesp Neri Alves quer que o orçamento para o próximo ano garanta recursos para os novos cursos da univerisidade, a serem instalados em vários municípios da região. "A expansão do ensino público é fundamental para o crescimento econômico e a Unesp propõe ação nesse sentido. A instituição proporciona a injeção de recursos na cidade da ordem de 50 milhões de reais/ano."
Cobrança pelo udo da água
Roberto Perron, vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, reclamou agilidade na tramitação do projeto de lei que trata da cobrança pelo uso da água. "Queremos que o Legislativo se posicione e decida, ainda que contrariamente ao projeto, contanto que encerre a questão, para que o setor não permaneça amarrado", declarou o vice-presidente sobre a votação pela Assembléia do projeto que deve cobrar de indústrias, que utilizam e poluem os recursos hídricos, taxas a serem destinadas para a preservação de mananciais.
A região possui o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Ação Social. Seu presidente, Eliseu Visconti, propôs a formação de um bloco de prefeitos e autoridades voltado à defesa dos interesses da região. "A exemplo do Mercosul, um núcleo de cidades representadas por seus prefeitos poderia constituir um bloco para traçar e planejar ações regionais que funcionem efetivamente."
Regularização das terras do Pontal
Após o evento, o presidente Sidney Beraldo concedeu entrevista para falar sobre o projeto em tramitação na Assembléia que trata da regularização de terras no Pontal do Paranapanema.
"É importante a aprovação do projeto para que a iniciativa privada invista com segurança. Esperamos aprova-lo nas próximas 3 semanas mesmo com a obstrução do PT." Beraldo espera que, com a regularização das terras, a região de Presidente Prudente retome o caminho do desenvolvimento e solucione seus impasses sociais.
O Fórum reúne-se na Região Administrativa de Marília neste sábado, 11/10.Leia a notícia sobre o encontro na edição de terça-feira, 14/10.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Na Alesp, audiência pública defende que privatizações aumentam risco de acidentes no metrô
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações