Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Emerson Zalotti


03/12/2010 14:10

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Homenagem a Pollock" Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt=""As Quatro Gerações" Clique para ver a imagem "> Emerson Zalotti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/MUSEUEMERSONZALOTTI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""Discurso" Clique para ver a imagem ">

A pop art de Emerson Zalotti utilizada para valorizar seus vultos caricaturais



Através de vultos caricaturais realizados por um grafismo inspirado na liberação desempenhada e sincera do viver, o artista Emerson Zalotti fantasia e desenha apoiando-se sobre um cromatismo próximo da pop art de um Pollock e de um Mark Tobey.

Feita para transmitir diálogos e acontecimentos paradoxais da vida hodierna, a pesquisa do artista enfoca o real observado a nível irônico.

Esses acontecimentos, analisados na sua possibilidade de significado, são colocados sobre a tela com uma intenção desmistificatória, mas, também e sobretudo, por um interesse representativo que, macroscopicamente oferecido por intermédio do que é real em chave de "histórias em quadrinhos", constitui denúncia dos próprios fatos.

Surge assim a possibilidade narrativa, exatamente pelo relato em que o grafismo sintético torna-se um válido instrumento do desenrolar dos fatos que são colocados para análise. Utilizando uma técnica mista, o artista se apropria também de restos de construção e as transforma em imagens aplicadas a suas telas.

Componente muitas vezes de uma science-fiction, sugerida através de formas e símbolos, a série "Personas", de Emerson Zalotti, não pode ser analisada quadro a quadro, sua leitura deve ser através de um conjunto de telas que contam uma história.

Em conclusão, vale salientar que as figuras de Emerson Zalotti que sobressaem nas obras "As Quatro Gerações" e "Discurso", doadas ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, juntamente com a tela "Homenagem a Pollock", assinalam as coordenadas emotivas de uma espécie de papel de sonhos e de esperanças que exprimem com intensidade um instante registrado no fluxo do tempo.



O artista



Emerson Zalotti, pseudônimo artístico de Emerson Sousa Zalotti, nasceu em Andradina, SP, em 1972. Possui licenciatura plena e bacharelado com habilitação em artes plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia, MG (1998).

Foi monitor do departamento de artes plásticas na disciplina de Mixed-Media I, na Universidade Federal de Uberlândia (1996). Possui ampla experiência como professor de arte na rede estadual de ensino de São Paulo, é organizador de festivais culturais de arte nas escolas públicas de São Paulo, representou a Secretaria da Educação estadual em congressos e fóruns de arte.

Participou de exposições individuais e coletivas na Biblioteca Central de Uberlândia (junho e outubro de 1995); Espaço Cultural do Center Shopping de Uberlândia; Espaço Cultural Friends, Uberlândia (1996); Espaço Cultural Portfólio, Uberlândia (1997); Espaço Cultural, Universidade Federal de Uberlândia (1998); Galeria Santista, Santos, SP; Projeto Studio Café, Santos, SP; Centro Cultural Brasil Estados Unidos, SP (2004); Galeria de Arte Casa Caiada, SP; Espaço Cultural V Centenário, Assembleia Legislativa de São Paulo (2005).

Possui obras em coleções particulares de Minas Gerais, São Paulo e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp