São Paulo sedia debate sobre ferrovias no país


17/06/2011 21:03

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/FrenteParlaFerroviasMAU8171.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Primeiro seminário sobre transporte ferroviário promovido pela Frente Parlamentar Mista das Ferrovias do Congresso Nacional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/FrenteParlaFerroviasMAU8190.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jurandir Fernandes, secretário estadual dos Transportes Metropolitanos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/FrenteParlaFerroviasJurandirFernandesMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid (dir)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/FrenteParlaFerroviasMAU8259.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta sexta-feira, 17/6, aconteceu, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o primeiro seminário sobre transporte ferroviário promovido pela Frente Parlamentar Mista das Ferrovias do Congresso Nacional. Presidida pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), a frente tem o objetivo de elaborar um diagnóstico nacional das ferrovias, bem como apontar caminhos para o desenvolvimento deste modal de transporte.

O seminário reuniu representantes dos Estados da Região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro) que apresentaram um quadro do transporte ferroviário em suas regiões, o andamento das obras, os problemas enfrentados, as perspectivas para médio e longo prazos.

O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentou os projetos da CPTM e do Metrô, lembrando a evidente necessidade de intensa conjunção de esforços no sentido de efetivar os objetivos desejados. Demonstrou os pesados investimentos feitos nas linhas da CPTM, na aquisição de trens novos e na reconstrução das estações, assim como as obras em execução e em planejamento do Metrô. No ano 2011, 6,1 milhões de passageiros utilizaram o transporte sobre trilhos em São Paulo; em 2016, projeta-se que este número suba para 9,3 milhões, segundo o secretário.

O deputado Edmir Chedid, presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa, declarou considerar fundamental a ampliação da malha viária sobre trilhos no Estado de São Paulo, integrando-a a portos e aeroportos, e saudou a iniciativa desse tipo de debate.

O secretário nacional de Políticas de Transportes, Marcelo Perrupato, representando o Ministério dos Transportes, forneceu uma visão nacional da expansão da malha ferroviária brasileira. Discorreu sobre o Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), concluindo que o país conseguiu recuperar um bom nível de investimento público em transportes. A prioridade, segundo ele, são as ferrovias e as hidrovias, a fim de aliviar o transporte rodoviário. De acordo com o secretário, projeções indicam que as ferrovias dominarão o transporte nos grandes corredores estratégicos do país em 2025.

Participaram também do debate o secretário dos Transportes do Espírito Santo, Fábio Damasceno, o subsecretário de Regulação de Transportes de Minas Gerais, Diogo Oscar Borges, o gerente de transportes ferroviários de carga da Agência Nacional de Trasportes Terrestres (ANTT), Marcos Almeida, e o deputado federal, membro da frente, Junji Abe (DEM/SP).

O presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz, prestigiou o evento, bem como o presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado José Zico Prado (PT).



Na segunda-feira, dia 20/6, será a vez dos Estados do Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal) promoverem o debate sobre o transporte ferroviário.

alesp