Assembléia promove visitas monitoradas

Os visitantes recebem informações sobre as atribuições dos deputados estaduais e sobre o processo de elaboração das leis
10/08/2006 19:12

Compartilhar:

Estudantes de direito assistem a uma aula de procuradores da Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/estudandireito 1357 mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Espaço V Centenário integra roteiro de visitas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Vcentenario.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Como parte do esforço de divulgar ao público em geral o que é o Poder Legislativo, a Assembléia Legislativa de São Paulo promove visitas monitoradas às instalações do Palácio 9 de Julho. Os visitantes recebem orientações e informações sobre as atribuições constitucionais dos deputados estaduais, sobre o processo de elaboração das leis e sobre como os cidadãos paulistas podem acompanhar de perto o desempenho dos parlamentares por eles eleitos.

O setor responsável pela recepção dos visitantes é a Divisão de Comunicação Social da Assembléia. Segundo a diretora Olívia Gurjão, "a divisão realizou um diagnóstico sobre o andamento do serviço e, a partir desse levantamento, elaborou um projeto para garantir o melhor atendimento aos que buscam conhecer o Palácio 9 de Julho e entender o processo legislativo".

A maioria dos pedidos de agendamento de visitas é feita por escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. Vários professores, ao ensinar aos seus alunos a divisão dos poderes constitucionais no Estado, elaboram projetos de cidadania que incluem conhecer o Parlamento paulista. Outro tipo de grupo que vem com freqüência à Casa é formado por estudantes de direito. Há ainda solicitações de visitas feitas por grupos da terceira idade, associações de bairro, entidades sindicais etc.

O roteiro da visitação

O agendamento das visitas deve ser solicitado à Divisão de Comunicação Social, por telefone, com a identificação do grupo solicitante, que deve ser formado por, no mínimo, 20 pessoas e, no máximo, 50.

A visita ao Palácio 9 de Julho é monitorada por funcionários da Assembléia especialmente treinados. Ela dura em média uma hora e meia, obedecendo a um roteiro sempre iniciado às 14h.

Em primeiro lugar, os visitantes são levados às galerias do plenário Juscelino Kubistchek, onde recebem explicações sobre a realização das sessões plenárias, o que inclui questões como a verificação da presença dos parlamentares, o funcionamento do painel de votações e os serviços de apoio para que a sessão aconteça.

Depois de assistirem por 15 minutos à sessão ordinária, os visitantes são conduzidos aos plenários José Bonifácio, Tiradentes e Dom Pedro I, onde costumam ser realizadas as reuniões das comissões permanentes. Em seguida, são levados ao Hall Monumental, onde recebem esclarecimentos sobre o painel São Paulo, pintura de 14,0 x 4,5 metros que mostra a história paulista, e sobre a maquete do Palácio 9 de Julho, ali expostos.

Na seqüência, o grupo passa pelo Espaço V Centenário, local de exposições de obras artísticas, e posteriormente é conduzido ao auditório Franco Montoro, onde se encerra o roteiro.

Quando se trata de estudantes de direito, os visitantes podem receber também uma aula preparada pela Procuradoria da Assembléia com explanações sobre os passos do processo legislativo, desde a elaboração de um projeto de lei até sua votação final em plenário.

Pontos mais atraentes

Segundo a coordenadora do projeto de visitas monitoradas, Josélia Amábile Lui, o que mais atrai a curiosidade dos visitantes é o plenário Juscelino Kubistchek, por sua arquitetura e porque ali são realizadas as sessões plenárias. "O painel de votação é visto como um retrato das atividades dos deputados e de seu agrupamento nos partidos. Nele estão identificados todos os parlamentares." Em segundo lugar, estão as obras de arte localizadas nas dependências do palácio e que formam o acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo. Segundo a coordenadora, "muitos alunos de escolas públicas nunca tiveram contato anterior com obras artísticas".

O acesso ao andamento dos projetos e às informações gerais sobre as atividades parlamentares pelo Portal da Alesp (www.al.sp.gov.br) também é mostrado aos visitantes como meio de o cidadão se informar sobre os deputados.

Os visitantes recebem ainda kits com materiais informativos distintos, dependendo do perfil do grupo. Aos cidadãos em geral, a Assembléia fornece um folder explicativo sobre o funcionamento e a história da instituição. Os estudantes do ensino fundamental e médio, além do folder, recebem uma maquete do Palácio 9 de Julho, feita com dobraduras, para ser montada por eles. Os alunos dos cursos de direito recebem um segundo folder com explicações sobre o processo legislativo.

Projeto ampliado

Em relação ao acervo artístico da Casa, a diretora da Divisão de Comunicação Social, Olívia Gurjão, acrescenta que está em andamento um novo procedimento para agregar mais qualidade ao monitoramento das visitas. Está em estudo a possibilidade de a Assembléia contratar estudantes de artes plásticas para fazer o acompanhamento da visita dos alunos do ensino fundamental e médio. Sua função seria fornecer informações sobre os quadros, esculturas e ensaios fotográficos que a Casa abriga. "É uma outra forma de colaborar com a formação dos alunos e promover a cidadania", conclui ela.

Serviço

Para agendar a visita monitorada, os grupos interessados devem entrar em contato com a Divisão de Comunicação Social da Alesp pelos telefones 3052-2324 e 3886-6626 ou pelo e-mail comsocial@al.sp.gov.br. As visitas ocorrem de terças a quintas-feiras, a partir das 14h.

alesp