Deputado garante que Lei Específica da Billings sairá do papel


16/03/2007 18:53

Compartilhar:

Deputado Orlando Morando participa de reunião com o secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MORANDO BILLINGS A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Orlando Morando (PSDB) informa que conseguiu uma grande vitória em reunião com o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Francisco Graziano. "Finalmente, a Lei Específica da Billings vai sair do papel", diz ele.

Segundo o parlamentar, a reunião foi uma conversa em tom amigável, porém a pressão para que a Lei Especifica da Billings aconteça foi feita por todos os membros da Mesa. Graziano foi firme e disse que serão necessários apenas 30 dias para a votação da lei. "Deputado, vá à sua terra, aos jornais, e divulgue que, 30 dias após do Dia Mundial da Água (22/3), esta minuta estará regulamentada e pronta para ser votada, esse é o meu compromisso e não vejo dificuldades de resolvê-lo", declarou Graziano.

Morando lembra que são dez anos de luta para escutar palavras como estas. "Obtivemos um grande avanço com esta reunião, nunca estivemos tão perto de conseguir esta lei. Agora, mais do que nunca, temos um propósito para continuar cobrando."

O secretário do Meio Ambiente do Estado aproveitou para esclarecer de vez a polêmica entre as duas represas. "Começamos pela Guarapiranga porque o processo estava mais adiantado. Não foi uma prioridade. Agora, tendo uma lei aprovada, a segunda será muito mais fácil", tranqüilizou.

Graziano deixou claro que será uma luta de todos. Tanto o vice-presidente do subcomitê Billings/Tamanduateí, Raimundo Barbosa de Souza, como Luís de Deus, representante da sociedade civil dos usuários do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CPHAT), declararam que não criarão dificuldades para o projeto embalar. "O que a gente quer é o empenho do senhor para que esse processo venha pra cá", disse Raimundo.

Para Ademir Silvestre, secretário do Meio Ambiente de São Bernardo do Campo, a legislação deve priorizar ações fundamentais, como a regularização dos loteamentos que já existem e a intensificação do trabalho de fiscalização das áreas que ainda não estão ocupadas, pontos essenciais para que se consiga resgatar a capacidade de abastecimento da represa.

"O governo precisará de muito empenho para colocar em prática a promessa de Xico Graziano, e a Billings, de um pouco mais de paciência, nestes longos 30 dias de espera", afirma Morando.

omorando@al.sp.gov.br

alesp