Debate sobre desafios da Educação tem participação de secretário Herman Voorwald


23/05/2011 21:12

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João Gualberto, Herman Voorwald, Arnaldo Jardim e Luís Pascoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/EducacaoJAT0700.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Debate sobre os desafios da educação foi realizado nesta segunda-feira, 23/5, na Assembleia, sob a coordenação do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS/SP), com a presença do secretário estadual da pasta, Herman Voorwald; do secretário-adjunto, João Cardoso Palma Filho; do presidente do Movimento Todos pela Educação, Luís Norberto Pascoal; do professor João Gualberto; e do subprefeito da Lapa e presidente do diretório municipal do PPS da capital, Carlos Fernandes.

O secretário relatou suas iniciativas ao assumir o cargo frente à Educação do Estado, na busca de resposta a uma pergunta que se fazia: por que a educação básica da rede oficial de ensino não tem no Estado a mesma qualidade verificada no ensino universitário público conduzido pelas três universidades estaduais, USP, Unesp e Unicamp? Segundo Voorwald, a qualidade do ensino superior no Estado se dá por conta do quadro de professores altamente qualificados e de uma carreira em progressão, baseada na valorização do mérito.

Para encontrar uma resposta à pergunta de Voorwald, a secretaria promoveu neste primeiro semestre de 2011 reuniões com as diretorias regionais, após essas instâncias colherem material com os profissionais da rede, desde professores até funcionários e coordenadores de ensino, sobre três questões: qual o sentimento desses servidores em relação à rede; o que gostariam que melhorasse nos programas da secretaria; e qual contribuição tinham a oferecer para que essa melhora se efetivasse.

O resultado, segundo o secretário, foi de alto nível e apontou soluções, algumas já anunciados pelo governador Geraldo Alckmin: projeto de reajuste salarial do magistério com índices anuais distribuídos em quatro anos (de 2011 a 2015, totalizando 44%), contratação e concurso público para preencher as vagas na rede, e a implementação da escola virtual, ampliando o acesso à essa modalidade de educação profissional.

Herman Voorwald informou também que nesta semana o governo deve anunciar a integração do ensino médio ao ensino profissional através da celebração de convênios para a disponibilização de vagas para 30% dos estudantes desse segmento em formação técnica com vistas a seu ingresso no mercado de trabalho. Os convênios serão firmados com entidades privadas de ensino, com o Centro Paula Souza e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Falando ainda do ensino de nível médio, o secretário disse que tornar a carreira do magistério atrativa para os jovens é questão fundamental em seu pensamento de como melhorar a qualidade das escolas públicas estaduais. Na melhoria da qualidade do ensino básico no Estado, declarou o secretário, há metas de curto, médio e longo prazo. No curto prazo, garantir a universalização do ensino; no médio, a garantia de um aprendizado sólido; e a longo prazo, atingir dois objetivos até 2030: incluir o Estado nos 25 sistemas mais bem avaliados no mundo, e a carreira do magistério como uma das dez mais procuradas pelos jovens.

alesp