Governador inaugura presídio feminino em Tupi Paulista


17/08/2011 16:37

Compartilhar:

Bragato discursa na inauguração do presídio feminino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/MAUROBRAGATOINAUGURA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mauro Bragato (PSDB) acompanhou na terça-feira, 16/8, o governador Geraldo Alckmin na inauguração da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista. O governo estadual investiu R$ 44 milhões na construção da unidade que tem capacidade para abrigar 714 presas. Bragato informou que o presídio oferece todas as condições de recuperação para as presas e destacou a medida tomada pelo governador de utilizar, na unidade, funcionários que residem na região e que, porém, trabalhavam em presídios distantes. A penitenciária terá 248 funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária.

Esse é o segundo presídio inaugurado pelo governador e, segundo ele, mais seis serão construídos. No Estado, conforme Alckmin, há 2.867 presas em cadeias femininas e, com a penitenciária de Tupi Paulista em funcionamento, estão sendo desativadas as cadeias femininas de Adamantina, Piquerobi, Pirapozinho, Santo Anastácio e Tupi Paulista. Na unidade, as presas vão poder conviver com os filhos nos primeiros meses de vida. A unidade conta com alas de amamentação, atividades laborais, atendimentos de saúde e educação.

Na cerimônia de inauguração, o governador assinou convênios para a implantação do Programa de Educação nas Prisões (PEP), com cursos profissionalizantes, ensino fundamental e médio nos presídios, e para a instalação de uma padaria artesanal para capacitação das presas.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp