Artesp apresenta projeto piloto de pedágio para região de Campinas


30/11/2011 20:00

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Giovanni Pengue Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComTransportes30nov11MauriGiovaneFilho.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid, preside os trabalhos da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComTransportes30nov11Mauri2.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares integrantes da Comissão de Transportes e Comunicações<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComTransportes30nov11Mauri.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Transportes e Comunicações, presidida pelo deputado Edmir Chedid (DEM), realizou reunião nesta quarta-feira, 30/11, com o objetivo de ouvir a proposta de projeto piloto para o sistema de pedágios na Região Metropolitana de Campinas, apresentada pelo representante da Agência Reguladora de Transportes Delegados do Estado de São Paulo (Artesp), Giovanni Pengue Filho.

Giovanni explicou que, após estudos elaborados por uma comissão de técnicos das áreas específicas de transporte, acompanhado pelo conhecimento in loco de modelos em operação na Europa e nos EUA, chegou-se ao projeto piloto. Esse será implantado na rodovia SP-75, que liga Indaiatuba a Campinas. O novo modelo privilegia a cobrança por quilômetro rodado e não por trechos, como acontece hoje. O valor da tarifa atual, de R$ 10, com o novo modelo passaria a ser de R$ 4, beneficiando os usuários que moram nos municípios atendidos pela rodovia SP-75 (Indaiatuba, Itu, Cabreúva, Salto, Porto Feliz e Sorocaba). A diminuição dos custos gerados por cobrança automática, sem cabines, é o objetivo final para todo o Estado. O projeto piloto, afirmou Giovanni, servirá de experiência para a excelência de cobrança, arrecadação e valor justo para os usuários.

Para a implantação do projeto piloto, com a aquisição de tecnologias, o governo estadual alocou R$ 24 milhões. Em janeiro de 2012, serão iniciadas as obras dos pórticos (bases da cobrança automática por tag).

Os deputados consideram que faltam muitas respostas ao estudo, tais como o nível de impacto no mercado de trabalho, motivação do usuário para aquisição do tag, modelos de cobrança, rotas de escape. Também questionaram os critérios usados para chegar ao valor de cobrança. Diante das dúvidas a respeito do projeto, a comissão decidiu requerer à Artesp mais informações.

Participaram da reunião os deputados João Caramez e Orlando Morando, do PSDB; Antonio Mentor, Gerson Bittencourt e Ana Perugini, do PT; Chico Sardelli (PV); Rogério Nogueira (PDT); Roberto Morais (PPS); Marcos Neves (PSB) e Baleia Rossi (PMDB).

A pauta ordinária da reunião debatida e votada pode ser encontrada, na íntegra, neste portal, clicando sobre o ícone comissões.

alesp